X

Aspectos Racionais da Negociação

Uma negociação envolve uma interação complexa de aspectos racionais e emocionais. Ao conduzir uma negociação eficaz, é importante levar em consideração uma variedade de fatores para alcançar um acordo satisfatório para todas as partes. 

Hoje falarei de aspectos racionais a serem considerados antes de participar de uma audiência ou reunião:

1. Objetivos Claros: Estabeleça objetivos claros e específicos para a negociação. Compreenda o que você deseja alcançar e esteja preparado para comunicar esses objetivos de maneira transparente.

2. Pesquisa e Informação: Esteja bem informado sobre o assunto em discussão. Pesquise dados relevantes, leis aplicáveis, precedentes e qualquer informação que possa fortalecer sua posição durante a negociação.

3. Alternativas (BATNA): Desenvolva e compreenda sua Melhor Alternativa para um Acordo Negociado (BATNA). Saber quais são suas opções caso a negociação não tenha sucesso é fundamental para tomar decisões informadas (falo mais sobre isso no artigo dedicado ao BATNA).

4. Racionalidade Financeira: Avalie os aspectos financeiros envolvidos na negociação. Considere custos, benefícios e termos financeiros de forma lógica e objetiva.

5. Comunicação Clara: Utilize uma comunicação clara e objetiva. Evite ambiguidades e certifique-se de que todas as partes envolvidas compreendam as propostas, termos e condições.

Os aspectos racionais são complementados pela análise do contexto histórico entre as partes, também abrangendo questões emocionais e tipos de personalidade envolvidas na negociação, seja um acordo judicial, extrajudicial ou um contrato.

Em outro artigo, compartilho quais os aspectos emocionais que também merecem destaque numa negociação eficaz.

Um Comentário

  1. LB Assessoria Jurídica – Aspectos Emocionais da Negociação Disse :
    Publicado em 18 de janeiro de 2024 at 19:58

    […] ou tentar fazer um acordo num litígio, exige que tenhamos em mente não somente aspectos racionais (dos quais falei no post anterior), mas também as emoções que podem estar envolvidas, sendo necessário desenvolver e estudar […]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *