Bancos respondem por fraudes
Os bancos respondem por fraudes, roubos ou furtos ocorridos no interior de seu website ou agência bancária. Embora sejam atos praticados por terceiros – hackers ou bandidos – o Direito considera que são “fortuitos internos”.
Fortuitos internos são situações onde não há “culpa”, são atos de terceiros, mas por representar um risco inerente à atividade própria dos bancos, são eles que respondem. O raciocínio é que esses fortuitos seriam prejuízos decorrentes da atividade e assim não podem ser arcadas pelo consumidor e sim pela instituição (que é a beneficiária do lucro da atividade, então, nada mais justo do que também absorver o prejuízo).
Isso já está sumulado pelo Superior Tribunal de Justiça: “[a]s instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias”.
Essa informação foi útil?! Compartilhe e mande para quem precisa saber!
Youtube
Dúvida pessoal?
Vamos conversar!
Artigos recentes
Últimos Comentários
[…] outro artigo, compartilho quais os aspectos emocionais que também merecem destaque numa negociação […]
[…] ou tentar fazer um acordo num litígio, exige que tenhamos em mente não somente aspectos racionais (dos quais falei…
Excelente matéria, eu mesmo passei por uma situação que tomou proporções muito grande, em diferentes áreas (trabalhista, B.O. representação)... no…
Olá, no caso se a senhora já contratou outro advogado e já mandou carta de revogação de mandato, ele não…
Olá Juliana, é possível trocar de advogado em qualquer fase do processo. O que você precisa é consultar o outro…
Deixe seu comentário