Bancos respondem por fraudes
Os bancos respondem por fraudes, roubos ou furtos ocorridos no interior de seu website ou agência bancária. Embora sejam atos praticados por terceiros – hackers ou bandidos – o Direito considera que são “fortuitos internos”.
Fortuitos internos são situações onde não há “culpa”, são atos de terceiros, mas por representar um risco inerente à atividade própria dos bancos, são eles que respondem. O raciocínio é que esses fortuitos seriam prejuízos decorrentes da atividade e assim não podem ser arcadas pelo consumidor e sim pela instituição (que é a beneficiária do lucro da atividade, então, nada mais justo do que também absorver o prejuízo).
Isso já está sumulado pelo Superior Tribunal de Justiça: “[a]s instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias”.
Essa informação foi útil?! Compartilhe e mande para quem precisa saber!
Youtube
Dúvida pessoal?
Vamos conversar!
Artigos recentes
Últimos Comentários
Olá Jonathan, a vistoria não parece ter sido válida, principalmente porque foi realizada muito tempo depois da entrega das chaves.…
Bom dia, aluguei um imóvel durante 2 anos, foi feita a vistoria de entrada mas a vistoria de saída só…
Olá Vitoria, tudo bem? Segundo a Lei de Inquilinato, o proprietário deve manter todos os itens do apartamento apto para…
Boa tarde! Estou com Uma situação um pouco complicada e quero saber Uma opnião jurídica: alugo um Apartamento faz Mais…
[…] ou tentar fazer um acordo num litígio, exige que tenhamos em mente não somente aspectos racionais (dos quais falei…
Deixe seu comentário