X

Use o bom senso, evite o processo judicial

 Estamos vivendo tempos de insegurança por causa da Covid 19 e muitos contratos estão sendo descumpridos, outros tantos renegociados e outras situações estão sendo levadas ao Poder Judiciário de todas as esferas.

Aqui me detenho a falar sobre contratos de locação cujo pagamento mensal sofreu alteração brusca devido à perda de renda ou de faturamento das pequenas empresas e profissionais liberais como médicos, dentistas, psicólogos, advogados, pequenos comerciantes, salões de beleza e outros tantos.

Existe previsão na lei para revisão desses contratos, mas para isso deve ser levado em consideração o bom senso de todos os envolvidos e não a imposição de somente uma das partes.

Certamente, o processo judicial estará disponível para que os envolvidos coloquem diante do juiz os seus pleitos, mas convenhamos, o primeiro juiz da causa somos nós mesmos.

 Inquilino e dono de imóvel devem ter em mente que ambos sofreram com o isolamento social, a queda da economia e, algumas vezes, outras situações mais drásticas ainda, como a perda do emprego ou a paralisação parcial das atividades.

Quero chamar a atenção para que você saiba que existem outros meios de resolver conflitos – quando uma parte não aceita o que a outra pretende – e que o bom senso e a negociação conduzem a relações saudáveis e, mais do que isso, num momento onde todos estão um pouco mais ansiosos e nervosos, manter a calma e a serenidade valem ouro.

 Bom senso, negociação justa, calma e documentos bem feitos são a chave para passar por esse período com o menor dano, para todos os envolvidos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *