TRF4 – Candidato formado em área diferente da exigida em edital consegue tomar posse
Canditado formado em área diferente da exigida em edital consegue tomar posse através de ação judicial.
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná deve empossar, no cargo de professor universitário na área de Química, um candidato graduado em Farmácia. Em decisão proferida no fim de janeiro, a 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) entendeu que, embora o edital do certame exigisse graduação em Química, ao possuir um dos outros requisitos – o doutorado em Química -, ele está apto a assumir a vaga.
No início do ano passado, o candidato impetrou um mandado de segurança na 5ª Vara Federal de Curitiba argumentando que a decisão da comissão permanente do concurso de não reconhecer a equivalência de seu diploma era irrazoável.
De acordo com a Universidade, o edital estabeleceu de forma expressa as condições para assumir o cargo, entre elas a graduação em Química e o doutorado em Química Orgânica. Depois de ter o pedido negado em primeira instância, o farmacêutico recorreu ao TRF4.
Para o desembargador federal Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle, relator do caso, “o fato de a Universidade considerar Farmácia e Química áreas distintas (Farmácia é da área das ciências da saúde e Química é da área das ciências exatas e da terra) não é suficiente para impedir a pretensão, visto que a graduação em farmácia foi considerada suficiente para ingressar no doutorado em Química (então são áreas afins)”.
FONTE: TRF4
Um Comentário
Deixe seu comentário
Cancelar resposta
Youtube
Dúvida pessoal?
Vamos conversar!
Artigos recentes
Últimos Comentários
[…] outro artigo, compartilho quais os aspectos emocionais que também merecem destaque numa negociação […]
[…] ou tentar fazer um acordo num litígio, exige que tenhamos em mente não somente aspectos racionais (dos quais falei…
Excelente matéria, eu mesmo passei por uma situação que tomou proporções muito grande, em diferentes áreas (trabalhista, B.O. representação)... no…
Olá, no caso se a senhora já contratou outro advogado e já mandou carta de revogação de mandato, ele não…
Olá Juliana, é possível trocar de advogado em qualquer fase do processo. O que você precisa é consultar o outro…
Rodrigo
Ótimo artigo parabéns .