X

Assessoria Jurídica é custo ou investimento?

Assessoria jurídica é vista muitas vezes como custo. Na semana passada me deparei com a justificativa do cliente ao pedir redução dos honorários advocatícios sob a justificativa de que precisavam cortar “custos”.

Passei então a analisar o valor pago pelo cliente versus o resultado do serviço. Cheguei a conclusão, que talvez não seja aplicável a todos, de que o resultado do serviço ultrapassava pelo menos cinco vezes (CINCO VEZES) o valor do alegado “custo”.

Como resultado computei a diferença entre valores cobrados indevidamente e reduzidos através de ações judiciais e extrajudiciais, defesas em ações que seriam cobradas separadamente e que no caso da assessoria mensal estão incluídas nos honorários.

Percebi, então, que o cliente estava observando o serviço jurídico de forma equivocada porque ele não representa “custo” mas sim “investimento”.

Vejam, em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infraestrutura) ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros ou que os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido.

Se o investimento é o dinheiro que se gasta para adquirir algo que algum tempo depois retorna com aumento, então, o valor gasto com honorários pagos por assessoria jurídica mensal é, evidentemente, investimento.

Claro que a mensuração do retorno desse investimento não é idêntico àquele utilizado para se calcular o lucro na venda de uma cadeira ou de uma mesa, mas certamente deve ser levado em consideração pelo empresário e cliente no momento de medir se o seu advogado é, de fato, custo ou investimento.

Os advogados que prestam assessoria jurídica na região de Blumenau costumam concorrer através do “preço” dando descontos para permanecerem com seus clientes, quando na verdade deveriam trabalhar para trazer resultados e mostrar esses resultados, em forma mensurável, que possa ver vista e sentida pelo cliente.

Comparar profissionais pelo “preço” causa repúdio porque obviamente o interessado não está preocupado com os resultados apresentados pelo profissional, mas está de olho no “custo” que ele representa. E de fato, tal profissional, é um custo. Justamente porque normalmente não trazem resultados factíveis para seus clientes.

A assessoria jurídica mensal só se transforma em investimento se o profissional, o advogado e sua equipe, traz resultados esperados e planejados ao cliente, que além de poder medir esse retorno através da transparência, poderá utilizar caminhos mais seguros e eficientes para alcançar os demais objetivos da empresa como um todo.

2 Comentários

  1. Samarone Dória
    Publicado em 18 de agosto de 2015 at 14:38

    Gostaria de saber o custo de uma assessoria jurídica para um empresa de médio porte.

    • Leidy Benthien Disse :
      Publicado em 18 de agosto de 2015 at 17:09

      Boa tarde Sra. Samarone, nosso escritório fornece esse serviço. Para maiores detalhes, por gentileza, envie as informações básicas de sua empresa para o e-mail: leidy@lbassessoriajuridica.com.br, bem como indique quais suas principais necessidades para podermos enviar-lhe proposta de honorários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *