O que é o Fundo Garantidor da Habitação Popular – FGHAB? – Parte 3
Este artigo é uma continuação dos artigos http://lbassessoriajuridica.com.br/artigos/fghab e http://lbassessoriajuridica.com.br/artigos/fghab-2 e aqui vamos esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre as situações cobertas pelo FGHAB e não abordadas nos artigos anteriores, quais sejam, a cobertura em caso de DESEMPREGO e REDUÇÃO DA RENDA.
Como vimos falando, o Fundo Garantidor da Habitação Popular – FGHAB é uma espécie de seguro, cujo pagamento é obrigatório e prevê coberturas diferentes para cada tipo de situação, havendo quitação total somente nos casos de MORTE e INVALIDEZ TOTAL PERMANENTE.
Nos casos de DESEMPREGO e REDUÇÃO DA RENDA dos mutuários (aqueles que são titulares do contrato com a CEF) também existe cobertura do seguro FGHAB, mas essa cobertura é diferente, veja os detalhes de cada uma delas.
DESEMPREGO. Quanto o titular ou um dos titulares do empréstimo ficar desempregado, o FGHAB cobrirá as prestações vencidas durante o período de desemprego, mas estas prestações serão adicionadas no final do contrato ou incluídas nas prestações futuras e terão a aplicação das mesmas taxas de juros e correção contratadas inicialmente, o que é um ótimo negócio já que as taxas de juros para contratação de outras espécies de empréstimo são muito mais altas.
Na situação de DESEMPREGO o mutuário faz o pedido junto à CEF e deve apresentar o comprovante de desemprego e os demais documentos básicos (comprovante de residência, carteira de identidade e outros que sirvam para demonstrar a situação), podendo optar por incluir as prestações cobertas no período de desemprego naquelas que vão vencer ou então adiciona-las ao final, acrescentando o número de meses do financiamento.
O mutuário desempregado deverá estar em dia com as prestações para requerer o benefício diretamente à CEF, podendo recorrer à Justiça no caso de estar em atraso, mas essa situação vai depender de cada caso concreto e é bom procurar primeiramente a CEF para depois tomar alguma medida judicial.
I – comprometimento de renda familiar na data do evento motivador da garantia do FGHAB de no mínimo 30%, mesmo se na contratação o percentual de comprometimento apurado for menor;
II – número máximo de prestações por contrato, de acordo com a renda familiar bruta verificada no ato da contratação, limitado a:
a) 36 prestações para renda até 5 salários mínimos;
b) 24 prestações para renda acima de 5 e até 8 salários mínimos;
c) 12 prestações para renda acima de 8 e até 10 salários mínimos;
III – pagamento mínimo de seis prestações do contrato de financiamento, para a primeira solicitação ao FGHAB;
IV – solicitação formal mediante comprovação de desemprego e/ou perda de renda, a cada três prestações requeridas;
V – pagamento de 5% do valor da prestação devida no mês em curso, a cada solicitação ao FGHAB;
e VI – adimplência do contrato nos meses anteriores a solicitação ao Fundo Garantidor da Habitação Popular – FGHAB(…)
Além do caso de desemprego, todas as situações que sejam determinantes para a REDUÇÃO DA RENDA do mutuário(s) ou mutuária(s) dão direito à redução das parcelas mensais ao patamar de 30% dos rendimentos.
Esse é o caso que costuma dar mais problemas, como é o caso de dois mutuários que se separam e somente um deles passa a assumir a parcela do financiamento, ficando muito “pesada” a prestação para uma pessoa só. Nesse caso, existe tanto a possibilidade de fazer um pedido administrativo para CEF, que joga o saldo devedor para o final do contrato, como se fosse um “refinanciamento” ou, se ela negar, a pessoa poderá ingressar na Justiça para requerer seus direitos e reduzir o valor da parcela de forma proporcional aos seus rendimentos.
No próximo artigo falaremos do reajuste do seguro FGHAB, mas se você tiver ainda alguma dúvida sobre as situações de cobertura, deixe sua pergunta no comentário e vamos responder.
Situações que demandam intervenção de advogado poderão ser resolvidas pelo advogado de sua confiança, colocando-nos a disposição para dirimir qualquer dúvida através da página de CONTATO.
559 Comentários
Deixe seu comentário
Cancelar resposta
Youtube
Dúvida pessoal?
Vamos conversar!
Artigos recentes
Últimos Comentários
[…] outro artigo, compartilho quais os aspectos emocionais que também merecem destaque numa negociação […]
[…] ou tentar fazer um acordo num litígio, exige que tenhamos em mente não somente aspectos racionais (dos quais falei…
Excelente matéria, eu mesmo passei por uma situação que tomou proporções muito grande, em diferentes áreas (trabalhista, B.O. representação)... no…
Olá, no caso se a senhora já contratou outro advogado e já mandou carta de revogação de mandato, ele não…
Olá Juliana, é possível trocar de advogado em qualquer fase do processo. O que você precisa é consultar o outro…
Clarindo Aparecido de Andrade
Ótima tarde. Fiquei desempregado a dois meses, e uma parcela já esta em atraso, só agora fui entender pra que serve esse fundo(FGHAB), Também tenho direito a esse benefício, porque é descontado todos os meses esse Fundo?
Leidy Benthien Disse :
No caso de desemprego, sugiro a leitura do post http://lbassessoriajuridica.com.br/artigos/fghab-parte-3
Luciano silva
bom dia, no caso do valor do financiamento corresponder a menos de 30 % (no meu caso 18%) da renda familiar , eu posso requerer o esse seguro?
Leidy Benthien Disse :
Boa noite Sr. Luciano, a lei fala apenas em desemprego, independente da renda. Se houve perda ou redução da renda, haveria direito ao seguro.
Marcos José Laurindo
Fiquei desempregado e estou recebendo seguro desemprego. Meu financiamento não é minha casa minha vida, tenho direito de pedir a redução ou a suspensão das prestações?
O seguro que eu pago é da caixa seguros, tenho direito ao FGHAB?
Leidy Benthien Disse :
Bom dia, o FGHAB não cobre nenhuma situação além da prevista em lei. A redução das parcelas via ação judicial deve ser analisada por advogado que atua nessa área.
Julio Costa
Boa noite. Fui demitido em agosto|2014 e em setembro fui com minha carteira de trabalho requerer o tal seguro. Chegando na CEF o gerente me informou que o seguro havia sido suspenso e não tinha previsão de voltar, não formalizamos nada por escrito. Não consegui honrar as prestações e a CEF sem me mandar se quer uma proposta executou e retomou meu imovel sem eu nem me defender, apesar de ser notificado pelo cartorio. O imovel esta no tramite da execução para o leilão, continuo no imovel e desempregado, paguei 30 meses e estou 13 meses sem pagar as prestações prestes a ser despejado. Cabe liminar antes do recesso? Tenho chances??? Me ajude urgentemente por favor, obrigado!
Leidy Benthien Disse :
Boa tarde Sr. Julio, por gentileza mande seu telefone de contato e sua cidade para analisarmos o seu caso. Vamos precisar de cópia da carta de execução e todos os documentos relativos ao contrato. Favor enviar para o email: leidy@lbassessoriajuridica.com.br
fabiana
Meu financiamento é pelo programa Minha casa Minha vida, através do Banco do Brasil, no contrato tem uma clausula sobre a perda de renda, pois bem, perdi o emprego em agosto, solicitei ao BB o fundo garantidor de habitação para perda de renda dia 09/09/2015, levei todos os documentos necessários (recisão, CLT, etc) também não tenho nenhuma prestação em atraso, e já pago ha um ano as parcelas. Até hoje (04/12) não recebi esse benefício, continuo pagando as prestações com o pouco do seguro desemprego que recebo, fiz até emprestimo para manter em dia e nao ficar inadinplente, paguei a parcela de Set, Out, Nov e agora vou pagar a de Dez, Ja recorri á ouvidoria do BB para resolver logo o caso e a resposta foi que eles tem um prazo de 120 dias para aprovar… esse prazo é correto? no contrato não diz nada sobre prazo.. oque posso fazer? obrigada
Leidy Benthien Disse :
Boa tarde, a senhora pode procurar imediatamente o Juizado Especial Federal da sua cidade ou um advogado que trabalhe com direito do consumidor. Se a senhora for de Blumenau ou região (SC) podemos lhe antender.
Eduardo
Boa tarde! No caso da pessoa ter 2 imóveis e ambos financiados pela CEF, estando desempregado e com as prestações em dia tem direito ao FGHAB em abos financiamentos? Obrigado.
Leidy Benthien Disse :
Depende do financiamento, seria o caso de se informar e abrir uma reclamação na CEF.
Jonatan
Se fui demitido por justa causa , posso fazer uso?
Leidy Benthien Disse :
Sim, a lei não distingue o tipo de demissão.
Fernanda
No meu caso eu pedi demissão, posso solicitar o FGHAB?
Leidy Benthien Disse :
O seguro é para desemprego involuntário. Vide o texto da lei.
Rosi Ribeiro
Fui até a agência verificar sobre o FGHAB, tenho direito pois estou adimplente e meu contrato foi assinado em 2011 pelo programa MCMV com o valor do fundo constando nas parcelas. Me informaram que este seguro cobre apenas 3 prestações, é isso mesmo?
Leidy Benthien Disse :
O cálculo é proporcional aos valores pagos, conforme tabela que consta acima.
Elaine
Boa tarde!
Gostaria de saber se há a possibilidade de desaprovação do FGHAB por conta de um histórico de parcelas pagas em atraso?
Leidy Benthien Disse :
A lei só fala que tem que estar em dia no momento do pedido.
Stefon Csernik Neto
No meu caso fiquei desempregado, já tenho 6 prestações pagas e está tudo em dia. Na agência da caixa mandaram eu ligar no número 30041105, mas, atendente me disse que não é possível, que eu preciso ter 12 prestações pagas.
Houve alguma mudança nesse sentido?
Leidy Benthien Disse :
Na verdade existe a tabela legal para incidência do seguro, a qual está exposta acima.
Alecio
Quando financiei minha casa eu era autonomo, como meu serviço não deu mais para garantir o sustento necessário, procurei outro emprego com carteira assinada onde já houve redução de minha fonte de renda, a 1 mês atras fui operado da hernia de disco e o medico me deu um laudo me afastando por tempo indeterminado da minha profissão, ele disse que não posso mais desempenhar minha profissão (marceneiro), o INSS me afastou por 2 meses apenas com auxilio, tenho direito ao fghab uma vez que consta em meu contrato com a caixa ? Terei que pagar futuramente essas parcelas que esse programa irá cobrir por um tempo ? Consigo a quitação da minha casa ? Muito obrigado.
Leidy Benthien Disse :
O senhor pode olhar nosso post sobre isso: http://lbassessoriajuridica.com.br/artigos/fghab-2
joão carlos siqueira
estou com problema na minha casa quando chove entra agua pelo ralo fora rachadura que esta em toda casa e a construtora não existe mais antes eles mexeram varias vezes e não adiantou. oque faço?
Leidy Benthien Disse :
O senhor precisa procurar um advogado perto da sua residência para ingressar com ação ou então procurar o PROCON.
Wellington
Não estou querendo mais ficar com a casa oque posso fazer para devolver . O que perco com isso?
Leidy Benthien Disse :
No caso de rescisão, normalmente perde-se um percentual por desistência. Teria que analisar o seu contrato.
Gercilene
Eu e meu marido estamos desempregados,as prestações estão em dia,porém no mês que vem não teremos mais dinheiro,fomos no banco ontem e falaram que não tinha nada disso,aí conhemos uma pessoa que trabalha na tenda e ontem nos mostrou que no nosso contrato vem falando desse FGHAB,Lemos e realmente está falando isso que está aqui e agora queremos saber se podemos voltar lá e mostrar nosso contrato,a parte que está escrito isso ou temos que procurar esse Cef ou algum outro órgão jurídico???Obrigada
Leidy Benthien Disse :
Tem que dar entrada pela CEF. Senão, liguem no 0800 da CEF ou façam reclamação no Banco Central. Por fim, se nada der certo, procurem advogado de sua região.
Sebastião Sandro
No ano de 2014 fiquei desempregado, e foi informado na própria CEF que poderia usar o FGHB da caixa para pagar as prestações do financiamento de minha casa, que no momento eu não teria condições de pagar.
Na época em que dei entrada no fundo Garantidor, foi me dito pelo atendente da CEF, que as parcelas pagas pelo FGHB seriam colocadas no final do meu financiamento ou diluídas nas parcelas restantes do mesmo.
No entanto não foi isso que aconteceu, no ultimo dia 22/06/2016 recebi em minha casa pelo correio, uma fatura cobrando uma quantia de R$ 4.248,92 para serem pagas de uma só vez no dia 03/07/2016. Gostaria de frisar que não estou me negando a pagar!!!! Só não tenho condições de pagar este valor de uma só vez. Por isso, estive no dia 24/06/16 na agência e conversei com o Sr. Sergio do atendimento sobre a possibilidade de parcelar o valor do FGHB, na verdade a melhor opção seria diluir este valor entre as parcelas restantes do meu financiamento. No entanto ninguém da caixa me da uma posição sobre o meu caso, meu receio e minha divida ficar cada vez maior. O que faço??????
Leidy Benthien Disse :
Boa noite Sr., tudo que falamos está na lei e deve ser seguida. O senhor pode formalizar uma reclamação via 0800 e também no 0800 do Banco Central. Se isso não resolver, sugerimos ingressar com ação judicial.
aline
Boa tarde, vendo o comentário acima do Sr. Sergio informo que estou passando por situação parecida entrei com pedido do seguro garantidor no mês passado o qual mesmo após apresentação de diversos documentos ainda não foi nos dado um parecer. Ocorre que a atendente da CEF também nos informou que as parcelas poderiam ser lançadas para final do contrato ou diluídas nas parcelas mas ontem ao procurar saber sobre um parecer quanto ao pedido fui informada por uma outra atendente que nos casos em que o financiamento é de 360 meses não se pode lançar parcelas para final do contrato e que se aprovado meu pedido do seguro garantidor estaria tendo que pagar as três parcelas de forma integral e unica. Está correto isso?
Leidy Benthien Disse :
A lei fala em diluição do débito ou então jogar para o final. Seria o caso de procurar o PROCON mesmo, ou então podemos organizar uma ação coletiva.
aline
Hoje estive novamente na caixa econômica e mesmo estando previsto no contrato a diluição ou lançamento das parcelas para o final do contrato não estão dando essa opção alegam não ser esse o procedimento em casos de financiamento de 360 meses. conforme explicação da caixa em casos de financiamento 360 meses não é aprovado a diluição nem o lançamento das parcelas para o final do contrato devido já possuir 360 meses não podendo ampliar a data do termino do financiamento, no contrato consta que nesse caso seria altera a data de termino, mas ainda assim não estão dando outra opção além da pausa por 3 meses e pagamento integral unico após esse periodo.
Leidy Benthien Disse :
Aline, nesse caso seria necessário ingressar com ação judicial. Entre em contato conosco através do email contato@lbassessoriajuridica.com.br e envie seu contrato e as cobranças indevidas. Faremos um orçamento sem compromisso.
rafaela leite
por favor, estou com as parcelas em dia, porém a proxima vence dia 25/07 posso da entrada no FGHAB no dia 18/07? ou tem um tempo para da entrada?
Leidy Benthien Disse :
Rafaela, pode dar entrada a partir do momento que está desempregada ou outra situação que autorize. Deves manter o protocolo do pedido.
Lívia Bazoni Hemerly
Olá, boa tarde! Estou como uma dúvida. Fui a Caixa solicitar o FGHAB e não me deram a possibilidade de jogar essas prestações para o final do contrato, me disseram que terei que pagar todo o valor após 12 meses. Mas, nao foi assim que entendi. Como devo proceder?
Leidy Benthien Disse :
Livia, a Lei fala que pode diluir nas demais parcelas. Caso eles não cumpram, precisa formalizar reclamação via 0800 e eventualmente judicial.
adriana
Ola bom dia eu já acionei o seguro FGHAB . E consegui a cobertura das trÊs parcelas como combinado porém minha prestação venceu no dia 29/07/2016 e eu não tive como renovar na data. Nesse caso estou com uma parcela em aberto . Eu consigo renovar o seguro ?
Leidy Benthien Disse :
Provavelmente não, a lei prevê que as parcelas devem estar em dia. Mas não custa tentar!
Leo
Boa noite, já tive o seguro ano passado por 3 meses, comecei a trabalhar em dezembro/2015 estou pagamento em dia se por acaso eu for demitido em Setembro posso solicitar o seguro novamente?
Leidy Benthien Disse :
A utilização do seguro depende do preenchimento dos requisitos cada vez que você pede. Por exemplo, para ter direito você deve ter um número X de parcelas pagas.
José Carlos
Sei que não é bem o assunto, mas quem sabe vocês podem me dar um Norte. Estou tentando comprar um apto no Paraná e é um apto antigo no valor de 100 mil porém o mesmo possui 26 aptos e apenas 8 garagens. A kitnet que estou tentando comprar não possui vaga de garagem e não consta obviamente nada de garagem na escritura da kitnet porém o engenheiro da caixa econômica negou o imóvel como garantia por não possuir garagem com o agravante de outras unidades possuírem. Gostaria de saber se isso procede. Se eles podem negar por não possuir garagem visto que há vários imóveis sendo financiado atualmente mesmo sem garagem. Detalhe eu li o relatório é apenas por isso que não aprovaram o financiamento. Obrigado.
Leidy Benthien Disse :
Realmente inusitado. Na lei não há nenhuma restrição quanto ao tipo de imóvel, com garagem ou sem. No entanto, a CEF tem essa autonomia para negar o financiamento. Seria o caso de abrir um chamado no Banco Central e eles podem responder o seu questionamento.
CATIA KELI DO CARMO DIAS
Já paguei 12 prestações e nela conta a cobrança do FGHAB.
Existe a cláusula contratual que informa tudo que vocês passaram.
Fui demitida e ao dar entrada fui informada que não poderia porque o imóvel não foi entregue e sendo assim, essas parcelas não correspondem a fase de amortização.
Perguntei a ele o porquê então de estar sendo cobrado o referido valor na minha prestação, inclusive o valor da prestação é superior o valor da parcela fica que eu contratei.
Ele não soube responder, disse que minha dúvida fazia sentido e disse que essa era a informação que ele tinha.
Vocês sabem me dizer se tenho ou não direito, a cláusula fala de prestação mas não tem nada que diga se é de amortização ou de período da obra.
Leidy Benthien Disse :
Nesse caso tem que verificar o tipo de financiamento, porque existe alguma irregularidade. Melhor seria a senhora procurar um advogado e mostrar toda a documentação. Nós podemos fazer essa análise, basta enviar email para contato@lbassessoriajuridica.com.br
flavio garcia
o fghab so cobre tres parcelas , em casos de desemprego ou consigo por mais tempo?
Leidy Benthien Disse :
A tabela está na lei e reproduzimos ela acima… qualquer dúvida estamos a disposição.
Nina Zimmermann
Olá, muito bom artigo… esclarecedor.
Bom, veja se pode me ajudar. Solicitei o FGHAB em julho, comprovei tudo certinho, paguei os 5%. Isso quer dizer que ele já está valendo? Porque continuam me ligando e cobrando as parcelas em atraso. O que devo fazer? Ligo no 0800 não sabem me informar. É possível eles negarem o FGHAB?
Leidy Benthien Disse :
Você deve abrir uma reclamação no 0800 da OUVIDORIA DA CAIXA e no BANCO CENTRAL. Se eles não responderam, vai necessitar ingressar em juízo. Qual é a sua cidade?
Amanda
Boa Tarde,
Meu pai tem financiamento pela caixa pelo Programa MCMV E na fatura veio descrito esse FGHAB sendo cobrado 35,34 tem como cancelar isso ?
Amanda
Boa Tarde,
Meu pai tem financiamento pela caixa pelo Programa MCMV E na fatura veio descrito esse FGHAB sendo cobrado 35,34 Reias, tem como cancelar isso ?
Leidy Benthien Disse :
Não tem como cancelar, é um fundo obrigatório.
Ronaldo
Minha prestação aumentou 15,00 R§, gostaria de saber o pq. Grato se receber a resposta.
Leidy Benthien Disse :
Eles podem reajustar de acordo com o índice da SUSEP: http://lbassessoriajuridica.com.br/artigos/reajuste-fghab
Adriana
Estou desempregada desde março deste ano e fui até minha agencia da caixa e a minha gerente me disse que o tal seguro só me isentaria da prestação por 1 mês. então liguei para a central da caixa e solicitei uma pausa ( consegui por 4 meses) , a minha prestação retornou no mês passado. Ainda estou desempregada, posso acionara o FGHAB agora?
Leidy Benthien Disse :
Adriana, tem que ver quantas parcelas você pagou para verificar se tem o direito. Sugiro ligar novamente na ouvidoria.
Maiara
Boa noite! Comprei um apartamento financiado pelo BB e estou com as prestações em dia. Estou com um problema de saúde e precisarei fazer uma cirurgia que me deixará incapacitada para o trabalho por um período. O FGHab cobre nesse tipo de situação?Grata
Leidy Benthien Disse :
Maiara, uma vez que você tenha o atestado da incapacidade parcial poderá requerer. Como ela é passageira, não sei se vale a pena, porque as parcelas são jogadas para o final do contrato com juros.
marcos giroti
bom dia . estou desempregado e tive na CEF para pedir a FGHAB eles me informaram que se eu solicita-se o seguro quando eu voltar a pagar teria que pagar todas as parcelas (parcelas congeladas)a vista ,sem diluição e sem aumento de números de parcelas seria isso mesmo afinal se eu estou desempregado como vo pagar todas parcelas de uma vez só meu financiamento é minha casa minha vida por favor me ajudem
Leidy Benthien Disse :
Marcos, a lei é bem clara: paga parcelado ou ao final do contrato. Qualquer coisa diferente disso, se vier a cobrança total de uma só vez você deve fazer reclamação na Ouvidoria e no Banco Central. Depois ingressar com ação judicial.
Carlos Alberto
Bom dia! Estou desempregado ha10 Meses meu Apto vai ser entregue em Dezembro. Caso não consiga uma fonte de renda até lá o que posso fazer? Fiz o financiamento pelo Minha Casa Minha Vida.Até o momento não devo nada a caixa, pois ainda tenho um pouco de economias.
Leidy Benthien Disse :
Carlos, infelizmente a concessão do crédito depende da renda. O fundo serve apenas de uma garantia para perda temporária do emprego e não obriga a CEF a continuar o contrato eternamente.
Fabio Diego
ola dei entrada no fundo após desempregado ,fui ate a caixa econômica peguei a segunda via do contrato ,protocolo e tudo
fiz tudo que a caixa exigiu ;aguardando não me cobrar durante 3 meses ,os boletos vieram e fui ate a caixa e foi arquivado e niguem sabe aonde esta isso já faz 11 meses e é possível entrar com um processo de indenização?
Leidy Benthien Disse :
Houve cobrança dessas tres parcelas? o senhor foi inscrito no SPC ou SERASA? Nos envie suas informações no email contato@lbassessoriajuridica.com.br
Carlos Alberto
Fiz uma pergunta direta tenho ou não possibilidade de ter o benefício do FGHAB, é sim ou não ou Não sei.Acho que ninguém é tolo pra não saber que se vc não pagar Vc perde o imóvel. “Eternamente ” Não existe só no Plano Extra físico.
Leidy Benthien Disse :
Sr. Carlos, vejo que o senhor precisa de mais informações. Para isso, mande e-mail para contato@lbassessoriajuridica.com.br
Iago Schmoeller
Assinei o contrato de financiamento em maio e fiquei desempregado agora em setembro, quando liguei para o 0800 me informaram que tenho que ter uma carência de 24 de pagamento meses para requerer o prazo estendido, que no caso acredito que seja esse seguro FGHAB, esta correto esse prazo?
Leidy Benthien Disse :
Sim, existe um prazo mínimo.
Juliana
Em Janeiro deu enchente na minha casa dei entrada Seguro da casa que é financiado minha casa minha vida do bb até agora disse não foi deferido estou precisando eles falam para entrar contanto com fghb
Leidy Benthien Disse :
Juliana, protocole uma reclamação na Ouvidoria e no Banco Central, se não der resposta em 30 dias, pode ingressar com ação judicial cobrando os valores.
Nadia brunhera
Estou desempregada a mas de 7 meses estava com muitas parcelas atrasadas
Veio uma carta extrajudicial com dias opções
Primeira pagar a parcela atrasada e diluir o restantes nas prestações
E ou te o pagamento total.
Paguei a prestação mas antiga
Tem a possibilidade de entra com o seguro?quantas parcelas ele cobre?
Leidy Benthien Disse :
Nadia, o seguro só pode ser requerido se as parcelas estiverem em dia e, ainda assim, elas serão acrescentadas ao final ou então diluídas, mais ou menos igual à proposta que te fizeram.
odair de oliveira
boa noite! fiquei desempregado e fiz procedimento do FGHAB e ganhei as tres parcela….. comecei a trabalhar durante um ano e infelismente fiquei desempregado novamento eu posso utiliza novamente o FGHAB mai uma vez ? obrigado
Leidy Benthien Disse :
Odair, tem que verificar quantas parcelas foram cobertas versus tempo de pagamento. Acredito que o cálculo possa ser feito na própria agencia.
Creuza Ferreira da Silva santana
Bom dia, minhas prestações abaixam mas o seguro aumenta, comprei o apartamento a tres anos,,em nome de meu marido e meu temos 55anos, quando comprei, me informaram que abaixaria. Tenho com retirar o FGHAB?
Leidy Benthien Disse :
Creuza, não tem como retirar esse seguro. A correção do mesmo segue o índice da SUSEP e não pode ultrapassar 8% da parcela.
Joao Alexandre
Estou em atraso com uma parcela do financiamento e fiquei desempregado ,posso pedir o fghab
Leidy Benthien Disse :
João, a lei fala que as parcelas devem estar em dia para requerer o FGHAB. De qualquer modo, há possibilidade de repactuação e acionamento do seguro em seguida.
Julio Costa
boa tarde
Já tem um post meu logo acima, estou brigando em juízo, gostaria de ser defendido por vocês mas somos de estados diferentes.
Estou com um advogado hoje nomeado pelo juizado especial federal, o mesmo acha bem difícil reverter, pois não peguei uma prova de que fui atrás dar entrada na agencia da caixa e o gerente alegou que estava suspenso o seguro momentaneamente na época.
Vejo vocês terem domínio do assunto aqui e eu sem esperanças de recuperar meu imóvel, podem me ajudar??? podem ao menos analisar meu processo??? Revoltante ter um seguro e por um “mal entendido” perder a chance de utilizar.
agradeço a atenção
Leidy Benthien Disse :
Julio, nos envie seus dados para analisarmos no email contato@lbassessoriajuridica.com.br
LEY
comprei minha casa ano passado no mes de junho e minha renda era de 3000,00 e a prestaçao ficou em 900,00 , porem fiquei desempregado em novembro 2015 e desde de janeiro 2016 estou usando o fundo garantidor sem problemas por enquanto. porem agora conseguir um emprego de ajudante onde minha renda total na carteira é 950,00 reais. e só eu que trabalho na minha casa. quero saber se posso procurar a defensoria publica ou um advogado pra que seja feita uma revisao de contrato e diminuir o valor das parcelas? ja que esta dificil pra voltar a pagar este valor. lembrando que atualmente estou usando o fundo garantidor, e que quero honrar a divida e continuar com a casa. É viavel entrar com recurso judicial? ou que é melhor se feito?
DESDE JA OBRIGADO
Leidy Benthien Disse :
A análise de sua renda atual não permitiria um refinanciamento, por isso melhor aguardar o final do benefício do FGHAB.
ROQUE F MATOS
BOA TARDE…
FAZER UMA PERGUNTA: Minha esposa e Eu, fizemos um financiamento habitacional;
uns 5 anos atras, so que ela ficou desempregada e meu beneficio so diminuindo (sou aposentado por invalidez) e ta ficando apertado para pagar as prestaçoes.
Posso recorrer a esse seguro? Porque ate entao eu pago esse seguro, que vem nas prestaçoes.
e fiquei a par desse seguro agora.
Leidy Benthien Disse :
Roque, em relação ao desemprego não pode mais requerer. Mas como houve redução da renda do casal, pode pedir refinanciamento. Eu só não sei se financeiramente vai valer a pena.
Joseilma
Ola boa noite!!!!
Quais são os documentos que preciso apresentar para dar entrada no FGHab?
Desde já,
Grata!!!
Leidy Benthien Disse :
Joseima, os documentos básicos: idendidade, carteira de trabalho (para demonstrar desemprego ou o outro motivo de acionamento do seguro), comprovante de residência, etc.
Grazielly
Fiz um financiamento pelo BB minha casa minha vida. Fiquei desempregada em maio até em outubro paguei as prestações certinhas com meu seguro desemprego, porem estou grávida e incapaz de trabalhar. Queria contratar o fghab fui ao banco mas eles me informaram que não podem fazer nada que tenho que esperar atrasar minhas parcelas, para depois fazer um acordo. Isso ta certo ?
Leidy Benthien Disse :
Grazielly, o FGHAB tem um determinado número de parcelas que eles cobrem, depois disso passa para saldo devedor. A repactuação somente é viável se outra pessoa assumir o mesmo e comprovar a renda. Talvez por isso o atendente falou para atrasar. Procure melhores informações, já que atrasar financiamento habitacional dá direito à CEF leiloar o imóvel.
Vanderli Pacheco
Bom dia a todos. ..Estou passando por situação igual a de muitos que fazem as perguntas.. sempre tem alguma informação diferente por parte da CEFos contratos da MCMV são todos iguais ou diferenciado por estado (Paraná )obrigado
Leidy Benthien Disse :
Os contratos são iguais porque são gerados a partir da mesma lei federal.
Alba Borges de Medeiros
Comprei uma casa no plano Minha casa minha vida e a casa apresentou sérios problemas de estrutura como: umidade, desmoronamento, Rachaduras e hidraulicas, e diversos outros problemas. Tenho direito de ter a casa arrumada pela caixa?
Leidy Benthien Disse :
Existe uma briga entre a CEF e as construtoras para saber de quem é a responsabilidade, sendo prudente ingressar com ação judicial cobrando os prejuízos das duas, assim fica garantido.
FERNANDA LUISA CHIODINI BUCHMANN
BOM DIA,
MINHA MÃE FALECEU EM 14/07/2016, ELA TINHA SEU APARTAMENTO FINANCIADO, MINHA CASA MINHA VIDA. PORTANTO, NA OUTRA SEMANA ENCAMINHEI A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CAIXA DAR ENTRADA NO PEDIDO QUE QUITAÇÃO DO APARTAMENTO JUNTO A FGHAB.
POREM, ATE HOJE, DIA 04/11/2016, QUASE 4 MESES DEPOIS, A CARTA DE LIBERAÇÃO DO APARTAMENTO AINDA NAO VEIO…
ISSO ESTA CORRETO?
ATT.
FERNANDA
Leidy Benthien Disse :
Fernanda, você deve verificar o status do pedido junto à CEF, porque pela lei federal eles tem 30 dias para dar uma resposta. Faça reclamação no 0800 da CEF e no Banco Central.
edgar
Boa tarde, tenho financiamento de uma casa pela caixa e seguro fghab, ja paguei 22 prestacoes tds em dias, vencimento todo dia 18 de cada meses, mas tive um problema de saude diagnosticado cancer , tiveram que amputar o braço esquerdo, o medico mim passou o laudo para aposentar por invalidez dia 14/10/2016, agendei no inss pra dia 10/02/2017…. como as prestacoes vence dia 18/10/2016…18/11/2016..18/12/2016…18/01/2017 nao tenho como pagar por motivo de invalidez como faço?
Leidy Benthien Disse :
Edgar, entre imediatamente com o pedido de suspensão das prestações pelo FGHAB, juntando os documentos que você já possui.
TainaH Martins
Ola boa tarde!! gostaria que me esclarece uma duvida, tenho um financiamento na caixa ja vou pagar a 29 prestação todas em dias, porem estou 3 meses desempregada, sou autônoma,
somente minha mãe e funcionaria publica, o salario dela e 1 salario e meio e minha prestação esta 1,022,68 como faço para diminuir essas prestação! posso solicitar esse FGHAB?
Leidy Benthien Disse :
Taina, tem que verificar se no momento da contratação você colocou que estava empregada, porque para requerer o seguro você precisa apresentar a carta de demissão. Também poderá haver a repactuação em nome de sua mãe, nesse caso, acontece igual ao que fosse fazer um novo contrato e dependerá de aprovação do crédito.
Marcia
Boa tarde ! Temos um financiamento na Caix a trata – se de um aporte temos um seguro,trata se desse mesmo seguro pois eu estava lendo e nâo vi clausulas referentes a desemprego ,como estou desempregada achei poderia me ajudar este seguro no momento.
Leidy Benthien Disse :
Marcia, não entendi sua pergunta. O FGHAB cobre desemprego, mas somente para as contratações do MCMV.
Reinaldo
Boa noite ! Tenho um financiamento minha casa minha vida, esta rigorosamente em dia me aposentei por invalides permanente decorrente á acidente do trabalho no ano passado com uma queda brusca no meu salário, recentemente descobri que tenho alguns direitos referente ao financiamento, quais documentos tenho que levar na caixa econômica.
Tenho algum prazo?
Leidy Benthien Disse :
Reinaldo, no caso de aposentadoria por invalidez total permanente o seguro cobre o pagamento das parcelas conforme consta no nosso post. Ingresse com o pedido apresentando os documentos da aposentadoria por invalidez.
Monica
Olá! Agradeço o artigo e por se colocar á disposição.
No meu caso já dei entrada 2 vezes, e ainda assim mediante muita reclamação no Procon, agora na 3° ainda não concluíram o processo, mesmo depois de 4 meses! todo dia recebo ameaças de cobranças por telefone, as atendentes dizem até que posso perder meu apartamento. Este mês comecei a trabalhar, mas só vou receber em dezembro e não sei como ficara aparcela de novembro nem as anteriores já que não resolvem! Estou sem tempo por causa do novo emprego, minha esposa teria como me representar já que tb está no nome dela e qual medida adoto?
Grato!
Leidy Benthien Disse :
Olá, sua esposa pode representar, basta fazer uma produção pública no tabelionato com poderes para essa finalidade. Eles informam no local. Você deve consultar sempre seu nome, caso esteja negativado pode ingressar com pedido de danos morais. O fato dessas chamadas de cobrança, atualmente também estão dando ensejo a indenização por danos morais. Se tiver interesse, nos contate pelo email leidy@lbassessoriajuridica.com.br.
Jacqueline várias pereira
Boa tarde,eu e meu marido temos um financiamento pela cx,sendo que meu marido é o titular.Ele está desempregado a 4 meses.,temos direito de entrar com o seguro garantidor habitacional,mas estamos devendo o limite da conta .Eles podem negar o seguro pelo débito do limite da conta?
Leidy Benthien Disse :
Jacqueline, a lei só fala em estar em dia com as prestações, não tem nada haver com os outros contratos existentes com a CEF.
José
Ola
Eu tenho o financiamento habitacional da Cef e eu estou com o contrato de trabalho suspenso de acordo com a lei 476-A, CLT.
Eu estaria coberto de algum direito na matéria citada?
Grato
Leidy Benthien Disse :
Nos casos de suspensão do contrato de trabalho não há previsão de cobertura.
Cristiane Firmo
Olá eu tenho um financiamento pelo minha casa minha vida, estou desempregada ainda não entendi como funciona o FGHAB. Eu faço empréstimo pra pagar as parcelas é isso.
Leidy Benthien Disse :
A senhora aciona o FGHAB e eles cobrem as parcelas, as quais são lançadas ao final do seu contrato ou diluídas nas parcelas a vencer.
Guilherme
Bom dia , estou com problema para solicitar. O fundo garantidor estou desempregado a 3 meses e ja paguei seis parcelas , porem me informaram que a caixa nao tem mais este beneficio , o que devo fazer?
Leidy Benthien Disse :
Isso não é verdade. A CEF é obrigada a cobrir as hipóteses da lei. Faça o requerimento por escrito e se eles não abrirem o pedido, ingresse com reclamação no BACEN e logo depois com ação judicial.
Ricardo
Olá eu tenho um financiamento minha casa minha vida,e já paguei mais de 48 parcelas e na empresa que eu trabalho eles aderiram a redução de salario em 30% eu posso ta entrando com o recurso FGHAB e como faço pra usar?
Leidy Benthien Disse :
Em caso de redução de renda, é possível pedir a cobertura, mas não sei se vale a pena porque acaba aumentando o número de parcelas.
helvecio de oliveira
bom dia eu gostaria de saber tenho uma casa financiada em meu nome tem como eu incluir a minha esposa no fghab
Leidy Benthien Disse :
Para passar o financiamento para outra pessoa, segue toda a análise de crédito como se fosse um novo contrato.
ELIZANGELA
OI! ENTÃO FAZ 2 ANOS QUE TENHO MINHA CASA HABITACIONAL.
QUANDO COMPRETOL 1 ANO TEVE UM REAJUSTE DESSE FGHAB OK
MAS AGORA COMPRETOL 2 anos e teve novamente mas um ajuste .trabalho sou assinada . então esse FGHAB tem aumento todo ano? sou abrigada apaga?
Leidy Benthien Disse :
Sim, sofre reajuste todos os anos, conforme autorizado pela lei.
ELIZANGELA
ESSE AUMENTO FGHAB E NUN VALOR DA PACELA DA CASA OU UM ACRESCIMO POR FORA QUE INCLUIDO NUN VALOR DA PACELA???
NUN FIM COM ESSE AUMENTO POR ANO NUN FINAL DO FINANCIAMENTO A CASA SAI BEM MAS CARA DO QUER FOI FEITO NUN ACORDO??????
Leidy Benthien Disse :
Elizangela, o FGHAB é um valor que não está incluído na parcela do imóvel, não abate dos juros e nem do valor principal. Ele funciona igual um seguro.
Luana
Boa tarde estou com problema para solicitar também o fundo garantidor por desemprego eles alega que nao esta em contrato ou na apólice de seguro? Poderia me ajudar ou ate me encaminha alguma carta para que eu posso protocolar na caixa ?
Obrigado
Leidy Benthien Disse :
Luana, para atender ao seu pedido, precisamos analisar o seu contrato com a CEF, se você está pagando o FGHAB e também precisamos saber quantas parcelas você já pagou. Mande-nos e-mail no leidy@lbassessoriajuridica.com.br.
vagner fernandes
Bom dia como faço pra saber do meu protocolo ? já está tudo encaminhado ea caixa nao me liga.
Leidy Benthien Disse :
O senhor pode consultar via internet ou pelo 0800, mas precisa do número do protocolo.
ELIZANGELA
A PARCELA DO MEU IMOVEL TA AUMENTANO TODO ANO . ISSO ESTÁ CERTO DESSA FORMA O FINANCIAMENTO AUMENTA ??
TEM COMO MM INFORMA OBRG
Leidy Benthien Disse :
A lei autoriza o reajuste do FGHAB anualmente. Em relação à parcela do financiamento em si, precisa ver no contrato.
tamiris
Tenho a casa financiada pela CEF. No ano de 2013 utilizamos o Fghab, porém ninguém nos explicou como funcionava apenas nos fizeram a oferta dizendo que cobriria 3 parcelas. Enfim, estou recebendo cobranças destas três parcelas fui até a CEF para pedir a incorporação nas parcelas como diz o contrato porém eles me exigem o pagamento a vista da parcela mais atrasada um total de 1050,00 ai eles vão analisar a incorporação. Isso esta correto, porque nem na CEF eles sabem explicar o porque o contrato não está sendo cumprido.
Leidy Benthien Disse :
A lei fala que pode incorporar ou adicionar parcelas no final do contrato. Esse procedimento de cobrar tudo de uma vez é ilegal.
anderson
boa noite. comprei um imovel e naquele momento eu ganhava um otimo salario porem hoje estou desempregado e com minhas parcelas em dia sera que eu consigo adiar algumas parcelas ate eu encontrar um novo trabalho?
pablo
fiquei desempregado dei entrada no seguro fghab e foi negado pela caixa há algo que possa ser feito judicialmente
Leidy Benthien Disse :
É preciso verificar o motivo pelo qual foi negado.
Christianno
Bom dia
Estou desempregado no último dia 18/11/16, a minha renda era de 1800 e da minha esposa 1300 . Agora com minha demissão só temos a renda dela “esposa” que é 1300, dei entrada no seguro habitacional no dia 5 dezembro minhá parcela vence dia 7 , eu pago está parcela?
E quando térei resposta da seguradora?
Leidy Benthien Disse :
Teoricamente, eles tem o prazo de 30 para responder, mas o pedido é válido a partir do momento do protocolo. Sugiro efetivar o pagamento para não travar todo o processo, mas se não tiver condições, faça uma reclamação formal via 0800 para deixar registrado o erro da CEF.
Mayk
Bo noite, tenho um financiamento no BB e fiquei desempregado. Ha 5 meses utilizei meu fgts para diminuir as proximas 12 parcleas falta 6. Devo solicitar agora o recurso? Perco o dinheirondo fgts ? E geralmente eles tem quanto tempo para atender o meu pedido de cobertura de renda?
Leidy Benthien Disse :
O senhor tem o direito de requerer a cobertura por desemprego. O fato de ter utilizado o FGTS para amortizar o saldo devedor não tem qualquer relação com o FGHAB.
Elizangela
Oi estou desempregada junto com o meu marido,e fizemos o seguro fghab .
Fez um ano agora em novembro fui renovar novamente e disseram que não tenho mais direito.Só que pelo contrato tenho 36 meses por direito .O que devo fazer.
Leidy Benthien Disse :
Nos casos de negativa, só resta a via judicial para exigir o direito. Se tiver interesse, podemos orçar o serviço através do e-mail leidy@lbassessoriajuridica.com.br
Ednaldo
Boa Tarde. Se acionarmos o seguro FGHAB. Gostaria de saber se as parcelas cobertas pelo seguro irão ser pagas no final do financiamento, ou se temos um ano para cobrir tais parcelas.
Leidy Benthien Disse :
As parcelas pagas/cobertas pelo FGHAB podem ser lançadas ao final do contrato (com os juros contratuais) ou diluídas nas demais parcelas. É uma opção do mutuário que deve ser feita no momento do pedido.
JOSILENE
Boa tarde! Tenho um financiamento de uma casa da caixa econômica, e gostaria de saber se o FGHAB e cobrado nas faturas mesmo sem eu ter solicitado? Pois vem cobrando uma taxa há mais.
Obrigada
Leidy Benthien Disse :
O FGHAB é obrigatório naqueles financiamentos em que o Governo Federal subsidia os juros.
Flávia Cristina Coelho
Tenho financiamento pela MCMV e também é descontado o FGHAB, tenho como pedir para cancelar esse desconto?
Leidy Benthien Disse :
Não há como cancelar porque a lei que concede o benefício da MCMV obriga a contratação desse seguro. O bom é que há cobertura para desemprego, invalidez e etc.
Ronan
Boa tarde tenho um finaciamento habitacional mas o valor das prestações estão muito alto para minha renda fui na caixa e eles falaram que nao teria como diminuir o valor e agora estou desempregado e tenho duas parcelas em atraso e no meu boleto tem o seguro FGHAB ja paguei 27 prestações eu consigo requerer o seguro mesmo assin?
Leidy Benthien Disse :
No momento do pedido precisa estar em dia com as prestações. Assim que colocar em dia, em seguida pode pedir a cobertura.
Maria
Oi, bom dia!
Meu marido entrou na Justiça, pela Defensoria Pública da União e no Procon, contra a CEF.
Ele tentou, por 3×, solicitar o “direito” de ficar 12 meses sem pagar e sempre se enquadrou em todos os requisitos. Inclusive, na última tentativa, levou toda documentação e assinou um doc que a Caixa deu para assinar e disseram que se não ligassem estava tudo ok!! 3 meses depois recebemos boletos de cobrança. Levamos um susto!! Meu esposo precisou fazer emprestimos para tentar o tal “acordo” mas aí entraram em greve quando estávamos em dia. Advinhem? Atrasamos novamente, depois teve que vender bens para pagar 4 prestações em atraso. Nossa parcela é 1300,00. É um absurdo o que estamos passando. Amigos na mesma situação conseguiram e nós não.
Pergunta: Eles podem fazer o 1 leilão do imóvel, enquanto transita uma Ação Judicial. Tenho, agora, 6 em atraso e deram 15 dias pra pagar.
O contrato está só no nome dele, mas ambos estamos desempregados.
Outra dúvida: Devemos reclamar presta queixa p o Bacen?
Grata pela atenção.
Leidy Benthien Disse :
Maria, é necessário verificar com a Defensoria se eles requereram a paralisação ou impedimento de leilão, porque como já tem processo, tudo deve ser feito através dele.
paulo de souza
bom dia, gostaria de saber se requerer o seguro e deixar as prestações para o final do contrato qual a taxa de juros por mês das parcelas cobertas pelo fghab ?
Leidy Benthien Disse :
A taxa de juros é a mesma do contrato principal.
denize
Boa tarde já estou usando o seguro a um ano mais mês passado meu marido assinou a carteira só com um salário menor. do que quando fiz o fimamciento posso continuar usando o seguro tenho direito a 36 parcelas.
Leidy Benthien Disse :
Denize, o seguro não pode ser usado após assinar a carteira, senão eles tem direito de requerer de volta. Pode ser feito pedido de redução da parcela conforme novo salário, mas isso vai aumentar o número de parcelas.
Jonatas Generozo
Olá estou desempregado à um ano e 4 meses e minha esposa à 1 ano e 6 meses e hj 17/12 fui na CEF solicitar FGHAB e obtive a seguinte resposta:
Que seguro FGHAB que pago é somente para morte e invalidez e o q poderia ser feito seria ums espécie de empréstimo 3 ou 6 meses com pagamento total do empréstimo na última parcela, isso procede como proceder.
Att.
Leidy Benthien Disse :
Não precede. A CEF tem obrigação LEGAL de cobrir as parcelas de forma proporcional e depois, tais parcelas são cobradas ao final do contrato. Por exemplo, se ela cobrir 6 parcelas, ao final do contrato serão adicionadas 6 parcelas. Faça o pedido por escrito.
lucimeire apa
gostaria de saber no momento da assinatura do contrato não fui assistida por nenhum funcionário da caixa pois o mesmo aconteceu dentro do ambiete
Leidy Benthien Disse :
Não tem motivo para ser assistida pelo funcionário se o correspondente imobiliário fez todo o processo.
DENIZE
BOA TARDE, COMO ASSIM, AUMENTAR O NÚMERO DE PARCELAS.
Leidy Benthien Disse :
As parcelas são suspensas, sendo que ao final do contrato, elas são cobradas.
DENIZE
BOA NOITE, ESTOU USANDO O SEGURO A MAIS DE UM ANO.TEM DIREITO A 36 PARCELAS.SE ASSINAR A CARTEIRA E VOLTAR A PAGAR, SE FICAR DESEMPREGADO DE NOVO, POSSO VOLTAR A USAR, AS PARCELAS RESTANTES.
Leidy Benthien Disse :
Sim, é possível acionar novamente.
Flavio Bocheni
tenho financiamento mcmv e quando fiz, era autonomo, pescador, comprovei renda por extratos bancarios e agora reduziu minha renda em mais de 30 por cento
como faco pra requerer o fghab e no meu caso a agencia que fez o financiamento e em santa catarina e estou morando em recife agora.
os extratos atuais comprovam a reducao, mas sera que eles os aceitam como comprovante?
Leidy Benthien Disse :
O bom seria fazer uma simulação, porque neste caso tem que ver se vale a pena reduzir a parcela porque o financiamento seria maior.
Alan Rocha
Bom dia,
Caso eu utilize os 3 meses do FGHAB, como é feito o pagamento do % não pago ?
Leidy Benthien Disse :
Serão acrescentadas 3 parcelas ao final do financiamento ou diluído o valor nas demais parcelas.
alex
Boa noite,tenho um financiamento a bitacional a três anos.Fiquei desempregado a quatro meses, e estou sem condições de paga-lo a seis meses. Vi no contrato que foi pago a taxa do seguro fghab. Nele diz que em perda de emprego tenho direito a ter o auxílio do fghab.Com seis parcelas em atraso posso recorrer a esse fghab? Grato por sua resposta.
Leidy Benthien Disse :
A lei preve que deveria estar em dia com as parcelas para requerer. Mas você pode requerer e verificar se a CEF tem alguma alternativa.
Marcia Araujo
Tenho financiamento habitacional com a CEF carta de credito,posso solicitar seguro garantidor ?
Ou so para quem tem MCMV?
Leidy Benthien Disse :
Essa lei protege todos os contratos abrangidos pelo programa federal.
Fabiano Lucas
Olá bom Dia, posso solicitar o FGHAB com uma divida na conta corrente… As prestações estão em dia e perdi uma gratificação que diminuiu mas de 30% dá minha renda mensal.
Leidy Benthien Disse :
Fabiano, não tem relação com saldo negativo em conta corrente. Solicite formalmente o FGHAB.
Jeane
Fiz uso desse seguro há mais dois anos por desemprego, não recebi nenhum tipo de cobrança. Estou desempregada
novamente, posso solicitar o seguro outra vez? Aguardo resposta, obrigada.
Leidy Benthien Disse :
Jeane, pode solicitar outra vez, mas deve seguir a proporcionalidade no número de prestações pagas.
Luciano
Ola tenho um imóvel financiado pela Caixa Econômica paguei mais de 60 prestações
e todas estão em dia.Em outubro de 2016 minha cidade foi atingida por um vendaval com granizo,perdemos telhas,etc..Comprei todos os materiais para o concerto de minha casa
como telhas,madeiras,mão-de-obra,etc…Gostaria de saber se meu FGHAB cobri esse tipo caso e com quem devo entrar em contacto.
Leidy Benthien Disse :
No caso do senhor, deveria ter sido acionado em 30 dias após a ocorrência do sinistro, como as fotos e prova dos danos, ou no máximo 1 ano após a ocorrência para ação judicial. Se houver alguma prova dos danos, ainda é possível.
Romeu da Costa Carreira Filho
Boa tarde. Eu estou acidentado, precisava saber como acionar o seguro fghab. Em meu caso que documento preciso requerer no órgão do Inss e como proceder junto a Caixa. Atenciosamente Romeu.
Leidy Benthien Disse :
Sr. Romeu, é necessário seus documentos pessoais e cópia do processo do INSS com as perícias e carta de concessão do benefício. Procure a CEF mais próxima para maiores detalhes.
José Daniel Souza
Bom dia li a materia e os comentarios, gostaria de saber tenho financiamento da cef Programa carta de credito individual e estou desenpregado a 6 meses posso pedir esse segura FGHAB para caixa e como faço.
Leidy Benthien Disse :
Sr. José, há necessidade de verificar seu contrato e também se o senhor paga esse valor todos os meses.
Bruno
Olá, assinei o contrato como autônomo, porém arrumei um emprego mas agora fiquei desempregado, consigo dar entrada no FGH?
Leidy Benthien Disse :
Bruno, a lei não faz distinção, então acredito que possa dar entrada sim. Faça o pedido por escrito.
Edilson
Bom dia;Estou desempregado e farei solicitação para próximas 3 parcelas serem pagas no final do parcelamento.Minha dúvida e seu arrumar um emprego no proximo mês, o mes seguinte ja tenho que efetuar pagamento?
Leidy Benthien Disse :
A lei menciona que o seguro cessa quando a causa cessar. Então, quando o senhor retornar ao trabalho deverá informar à CEF a qual procederá o retorno da cobrança no mês subsequente.
André Luis Ferreira silva
Meu pai morava no conjunto habitacional minha casa minha vida, sou filha única e maior e morava com ele , hj ele é falecido , dei entrada no FGHAB desde maio de 2015 e nenhum resultado ainda , continuo morando na casa , nesse caso eu posso entrar na justiça pra ficar com o direito total da casa?
Leidy Benthien Disse :
André, você deve entrar em contato com a CEF para verificar o andamento do processo de quitação através do FGHAB. Depois disso, existe sim a possibilidade de você passar a casa para seu nome, desde que você faça um procedimento extrajudicial que demonstre que você é o único herdeiro.
FRANSERGIO
TENTEI DAR ENTRADA NO FUNDO GARANTIDOR, EU NÃO TINHA NENHUMA PRESTAÇÃO EM ATRASO, ELES NEGARAM MEU PEDIDO ALEGANDO QUE EU SEMPRE PAGO AS PRESTAÇÕES ATRASADAS, ELES DISSERAM QUE AS 6 PRESTAÇÕES ANTERIORES TEM QUE TER SIDO PAGAS EM DIAS, QUERO SABER SE REALMENTE EXISTE ISSO.
Leidy Benthien Disse :
A lei só fala que tem que estar em dia, não tem nada falando do pagamento em atraso. Seria o caso de procurar um advogado próximo à sua residência para acionar a CEF. Se houver interesse, podemos analisar seu caso através do email contato@lbassessoriajuridica.com.br Precisamos de cópia da solicitação e da negativa.
Adelina
Oi boa noite.O meu tio faleceu e não tinha filhos deixando assim a casa para os irmãos e estou precisando dá apólice é o banco disse que essa apólice já foi retirada e que não pode dar a segunda via isso procede?
Leidy Benthien Disse :
O banco não tem autorização para dar segunda via para quem não é herdeiro.
Leidy Benthien Disse :
Olá, boa noite! No caso, um dos irmãos deve ir até a CEF para acessar os documentos. Se deixou uma casa, deve ser feito inventario extrajudicial e um dos irmãos ser nomeado inventariante para poder ter acesso à todas as informações. Para melhores esclarecimentos, faça a pesquisa junto ao Cartório de Registro de Imóveis.
Wagner
Bom dia!
Tenho 3 parcelas atrasadas do meu financiamento habitacional junto a CEF, minha esposa está desempregada fazem 2 anos. Gostaria de saber se posso acionar o seguro…
Leidy Benthien Disse :
Neste caso, a lei fala que não há possibilidade de concessão.
Francielle
Bom dia.
Quando fechei o contrato o salario girava em torno de 5mil e minha parcela do financiamento ficou de 1080 na tabela SAC, porem desde que estou pagando, ela nao sai desse valor, fui demitido e entrei em outro emprego que agora o salario gira em torno de 1500. Consigo pedir revisao de financiamento para abaixar as parcelas e nao comprometer minha renda??
Leidy Benthien Disse :
A senhora pode solicitar a repactuação com base na mudança da renda, será necessário fazer todo o cadastro novamente, como se fosse um novo financiamento.
Luis
Boa tarde!
Usei o Fghab por 9 meses por desemprego. Fui informado q teria q voltar a pagar depois de 12 meses e que poderia incluir nas demais preparações.
Fui até a caixa solucionar isso. Aí eu teria q pagar uma entrada, n tinha. Agora estão cobrando o valor total dos 9 meses… Meu nome está indo spc, e eles recusaram a diluir sem essa entrada de 900 reais.. o valor do Fghab q usei foi 8000,00
Leidy Benthien Disse :
No caso do senhor teríamos ingressar com ação judicial, nos envie suas informações para contato@lbassessoriajuridica.com.br para maiores esclarecimentos.
Paula Natali
Tenho um contrato habitacional MCMV junto a CEF. Porém, estou afastada do trabalho ha uns dois meses pelo auxílio doença. Posso acionar o seguro, sendo que meu salario diminuiu.
Leidy Benthien Disse :
No caso de redução da renda é possível a repactuação, mas normalmente não vale a pena em termos numéricos (não chega a diminuir muito o financiamento).
Wladimir Silva
Estou morando em um imóvel que comprado financiado pela CEF , estou a quase um ano desempregado , mais com as prestações em dia.
Este mês que não sei se poderia pagar , posso requerer ao FGHAB?
Leidy Benthien Disse :
Sim, pode requerer.
Bruno
Boa tarde.
Estou desempregado e não sei como fazer para reduzir as parcelas atualmente estou pagando R$700,00.
Se eu acionar o seguro habitaciona oque acontece.quanto vou pagar e como ficam as parcelas acionando o seguro. E depois de acionar vão me cobrar os R$700 de cada mês tudo junto…
Leidy Benthien Disse :
Leia todos os posts, o seguro cobre uma parte, mas as parcelas são adicionadas ao final ou então incorporadas nas demais.
rafael
gostaria de saber se houve mudança no fghab em 2015 ou 2016,
fiz o financiamento da minha casa em março de 2016 e perdi o emprego em dezenbro de 2016 procurei a caixa economica e me diseram que eu nao teria mais direito porque mudaram as regras do fghab em 2015 e que so cobriria casos de morte e invalidez.
obrigado
Leidy Benthien Disse :
Não teve nenhuma mudança.
MARCUS WINTER BASTOS
Bom dia! Já estou desempregado desde Julho de 2015. Infelizmente não fui informado sobre o FGHAB e só fiquei sabendo disso ontem. Temos pago as prestações com muita dificuldade, inclusive já atrasamos 3 prestações e o banco não nos informou sobre esse seguro, ao contrário nos fizeram incorporar as prestações para não perdermos o imóvel.
Estou com 1 prestação em atraso. A pergunta é a seguinte, ainda posso recorrer a esse seguro, mesmo já estando desempregado por 1 ano e meio? E esse serviço é em qualquer agência da caixa?
Muito obrigado!
Leidy Benthien Disse :
Pode recorrer ao seguro, mas as prestações precisam estar em dia.
fabricio lima
se eu já tiver usando o fgts para abatimento nas prestaçoes… ainda posso requerer o fghab ? estou desempregado e sou o titular e estou utilizado o fgts da minha esposa.
Leidy Benthien Disse :
Sim, os casos de cobertura por desemprego são diferentes daqueles do FGTS.
Jessica Oliveira
Bom dia! Gostaria de saber se para dar entrada no seguro FGHAB só preciso ir na CEF mais próxima e não necessariamente na CEF em que tirei a minha casa?
Leidy Benthien Disse :
Pode ser qualquer agência.
Claudio Miranda
Olá.
Comprei a casa pelo programa minha casa minha vida quando era solteiro, agora casado, existe a possibilidade de incluir minha esposa no contrato para que eu possa usar o FGTS dela para abater o saldo devedor.
Muito Obrigado.
Leidy Benthien Disse :
Sim, é possível. A quitação parcial com FGTS deve ser requerida junto à uma agência da CEF.
Diego
Boa noite,
Após entrar em contato com o Banco Central para buscar informações sobre as condições do financiamento do Minha Casa Minha vida, fui informando para entrar em contato com vocês!!!
Minha dúvida è que no meu financiamento estou pagando três seguros: MIP, DFI e FGhab.
Sou obrigado a pagar esses três seguros? Busco essa informação para que não seja lesado pela Caixa.
Caso não for obrigado alguns dos três seguros, como faço para excluirem do meu contrato?
Fico no aguardo,
Leidy Benthien Disse :
Diego, não somos uma fonte oficial de informação, apenas prestamos esse serviço gratuito dentro de nossas possibilidades. Em relação ao pagamento dos três seguros, não sabemos informar, mas podemos consultar o advogado especialista mediante pagamento de consulta. Se tiver interesse, nos envie seus dados para contato@lbassessoriajuridica.com.br.
geraldo pereira
comprei um repasso de um apartamento ,porem o carnê ainda vem no nome do dono anterior, mas eu pago em dia as prestaçôes inclusive do fghab ,estou desempregado a um ano e meio, a pergunta é: o apartamento está no meu nome em cartório eu tenho direito a esse seguro? muito obrigado.
Leidy Benthien Disse :
O FGHAB só cobre ocorrências para quem está sendo financiado, ou seja, o titular perante a CEF.
antonio sergio gonzaga
Boa tarde! Eu acionei o Fghab á 18 meses atras , pelo que vi nos post eu me enquadro no caso de 24 parcelas. Gostaria de saber se vencendo o prazo, como posso proceder, porque ainda estou desempregado.
Muito obrigado.
Leidy Benthien Disse :
Renove o pedido e caso der negativo, entre no juizado especial de pequenas causas.
Leyliane Duarte
Boa tarde! Por gentileza gostaria de saber: eu e meu esposo compramos uma casa financiada pela caixa economica há 14 meses sendo que o contrato está no nome dele e estamos com 2 parcelas em atraso por conta que ele está desempregado desde julho 2016, pagamos o seguro FGHab, pergunto: como procedemos para conseguir o seguro? por onde começamos? como funciona? Grata!
Leidy Benthien Disse :
Para acionar o seguro as prestações devem estar em dia. Conforme o número de parcelas pagas você consegue acionar, tem que comparecer à uma agência da CEF para solicitar munido dos comprovantes da situação de desemprego.
Wagner
minha duvida é: Si eu já pago o FGHAB, porque a CEF ainda cobra o valor que foi reduzido nas parcela, quando acionado o FGHAB em caso de redução de renda?
Leidy Benthien Disse :
O FGHAB é pago mesmo nas reduções porque decorre de lei.
natalia
Ola, tenho um financiamento junto a Cef, eu e meu esposo, estamos desempregados mas as prestações em dia. O financiamento é de casa usada, nao faz parte do minha casa minha vida. Procurei no contrato e só fala sobre quitação caso acha invalidez ou morte, nao diz nada sobre desemprego! Gostaria de saber se na nossa situação podemos solicitar o fundo? mesmo nao dizendo no contrato e nao fazendo parte do minha casa minha vida e habitação rural como diz na lei.
Leidy Benthien Disse :
Você tem que ver se na parcela estão cobrando o FGHAB, tem alguns contratos que a cobrança é feita. Se estiver pagando pode acionar, senão não.
Jordivan
Tenho um ap financiado tem 5 prestação em atraso não sabia do seguro e estou desempregado e a renda salarial também baixou como faço para resolver
Leidy Benthien Disse :
A lei fala que as prestações devem estar em dia para acionar o FGHAB, talvez seria o caso de solicitar a quitação parcial com o dinheiro do FGTS.
Jordivan
Tenho um ap financiado tem 5 prestação em atraso não sabia do seguro e estou desempregado e a renda salarial também baixou como faço para resolver não tem como eu pagar as cinco de uma vez tenho que passear tem algum Egito?
Leidy Benthien Disse :
Existe a possibilidade de refinanciar.
Jordivan
A alguma forma de pacelarr essa que estão em atraso e reduzir as prestação aciinar o ceguro
Leidy Benthien Disse :
Essa situação teria que ver na CEF, não temos conhecimento acerca dessa possibilidade.
William
Estou em outra cidade de goias sai dia 5 agora nao estou conseguindo telefone para tirar duvida so na minha agencia ou aqui em caldas novas resolvo isso
Leidy Benthien Disse :
Pode ser qualquer agência da CEF.
maarcelo teixeira
Eu comprei um apartamento minha casa minha vida em 2014;e estou desempregado a 1 ano e 6 meses sera quee eu tenho direito,pelo banco do Brasil o fghab que esta no meeu contrato. Obrigaddo.
Leidy Benthien Disse :
Pode acionar sim, precisa comparecer à uma agencia da CEF e dar entrada formalmente.
Thalita Farias
Olá. Tenho minha casa financiada por mim e meu esposo. Estou desempregada e meu esposo está afastado por auxilio doença. Para acionar o fghab eu consigo baixar as prestações dá parte dele ou acionar para o fghab pagar o valor total das parcela.
Leidy Benthien Disse :
Consegue acionar sim, vai ter a opção de redução ou cobertura parcial.
Ivan
Olá.
Estou dando início a um financiamento imobiliário. O MIP, o DFI e o FGHab são obrigatórios ou há algum deles que pode ser dispensado no ato da contratação? Caso algum seja dispensado minha ficha vai para reanálise, postergando a entrega do bem ou isso é rápido? Obrigado
Leidy Benthien Disse :
Acredito que sejam todos obrigatórios.
Anderson
Onde vejo no contrato se estou pagando ou se tenho direito ao FGHAB? Pois estou desempregado a mais de um ano porém agora não estou mais conseguindo pagar.
Agradeço dês de já a atenção.
Leidy Benthien Disse :
Melhor ir direto na agencia da CEF porque todos os contratos do MCMV tem direito.
Charles M. Santos
Sou profissional liberal autonomo, como proceder para solicitar o fghab? Minhas parcelas do financiamento habitacional esta comprometendo minha sobrevivencia e de minha familia.
Obg
Leidy Benthien Disse :
O FGHAB é acionável em qualquer caso de redução de renda, precisa verificar como foi comprovada a renda no momento da contratação e utilizar o mesmo critério para comprovar a redução.
Luciane
Estou financiando um imóvel pela CEF, porém sou aposentada, sou obrigada a paga:r esse seguro?
Leidy Benthien Disse :
Esse dado não sei informar.
marcia soares
Olá bom dia! meu financiamento foi feito em 2015e pago R$545,00 de parcela, se acionar esse seguro posso jogar esse valor que o seguro ira pagar para ser descontado mais pra frente ou assim q o seguro quitar a ultima parcela eu sou obrigada além de pagar a parcela da casa e mais o que o seguro pagou assim tudo de uma vez?
Leidy Benthien Disse :
O FGHAB é pago mensalmente e não incide sobre quitação total.
Anderson carlos Xavier do nascimento
Boa tarde caros. Comecei a pagar meu apartamento em 15.09.2016 perdi meu emprego em 10.2016. O que eu tenho que fazer para dar entrada no fghab? O gerente da caixa me informou que isso é uma espécie de empréstimo e que eu vou ter no máximo 6 meses para poder pagar, essa informação está correta ? Se não for isso eu posso dar entrada no fghab para eles pagarem as parcelas que estão a frente do meu contrato ? Não tenho nenhuma em atraso. Desde já muito grato pela atenção de todos
Leidy Benthien Disse :
Seria um empréstimo especial, onde há cobertura proporcional às parcelas que voce já pagou e depois vem acrescentado na parcela ou ao final do contrato.
Eliane
Boa tarde entrei com o seguro por três meses,e agora após um ano a caixa está me cobrando 1,500 reais e isso mesmo,eu pensei que o valor viria só no final das prestações.
Leidy Benthien Disse :
Depende a opção que constou do seu contrato, pode ser adicionada nas parcelas ou ao final .
Jaimerson
Sou autônomo, não tenho renda fixa e nus últimos meses minha renda mensal caiu muito, mas estou em dia com as prestações, só que agora está cada vez mais difícil de pagar, posso recorrer o CEF?
Leidy Benthien Disse :
Tem que ver a forma como foi composta a renda, o FGHAB é acionável em qualquer caso de redução de renda.
Marcos
Boa tarde, eu gostaria de tirar uma dúvida. Eu pedi demissão em 2012 da empresa onde eu trabalhava, porem agora eu tenho um cnpj em meu nome ativo, porem minha empresa esta em crise economica, eu posso pedir o seguro? Lembrando que meu financiamento é minha casa minha vida. muito obrigado.
Leidy Benthien Disse :
Seria o caso de solicitar com base no balanço da empresa.
Silvania
Por favor, tenho uma casa financiada pela Caixa, foi em outubro de 2015, agora em novembro de 2016 começaram a me cobrar essa taxa, sendo que não fui comunicada sobre a mesma.
Sou obrigada a pagar? Poderia estar cancelando esses serviço.
Obrigada.
Leidy Benthien Disse :
Sim, decorre da lei.
Camila
Fui na CEF para acionar esse seguro e me disseram que o seguro é tipo um empréstimo, que depois dos 3 meses ia ter que pagar tudo de uma vez. Gostaria de saber se procede essa informação ou fui enganada , pois preciso acionar esse seguro pq ainda estou desempregada.
Leidy Benthien Disse :
No caso de desemprego, a pessoa escolhe se quer diluir nas próximas prestações ou pagar as parcelas ao final do contrato. A cobrança de uma só vez é ilegal.
DENIZE
usei o seguro , por 1 ano e meio.Meu marido assinou a carteira. negociamos com a caixa para voltar a pagar,foram acrescentados o valor na prestações remenescentes.posso acionar de novo. Temos direito a 36 prestaçoes.
Leidy Benthien Disse :
Acredito que sim, não tem nada na lei dizendo que só possa usar uma vez.
Cristiano Valério da Silva
Fiz a contratação de um financiamento de apartamento pela caixa faz 5 anos. Olhando agora a planilha de pagamentos e recebimentos que a caixa entregou, percebi que existem 3 seguros no contrato. O seguro DFI, o seguro MIP e o seguro FGHAB. Minha duvida é : O seguro FGHAB não excluí o MIP? Se tenho contratado um, o outro perde a sua necessidade, não?
Leidy Benthien Disse :
São seguros com objetivos diferentes.
marcos
bom dia, pago em dia mesmo estando desempregado. posso solicitar a qualquer tempo estando desempregado e no máximo 36 meses (comprovando de 3 em 3 meses) e essas parcelas serão divididas na 1 apos acabar as 36 parcelas ou assumir essas parcelas ao fim das parcelas seguintes as 36. sendo acrecidas com juros de 5%. a opção quem escolhe sou eu:
Leidy Benthien Disse :
A opção é do consumidor.
Adelson Martins
Eu tive problemas financeiros e atrasei 3 parcelas do meu financiamento MCMV, gostaria de saber se posso utilizar um FGTS inativo do ano de 2016 para quitar este débito.
Leidy Benthien Disse :
Sim é possível, precisa procurar a CEF para dar entrada no pedido de amortização mediante utilização do FGTS.
Lucelia
procurei o banco do brasil, onde fiz meu financiamento MCMV, assinei o contrato do FGHab em 15.02.2017 e agora está provisionado pra debitar a parcela cheia, liguei lá e o banco simplesmente disse que não sabe o que fazer, que “é melhor eu pagar a parcela”, mesmo já tendo acionado o FGHab e tendo assinado o contrato já, por conta de estar desempregada desde 02.01.2017. Não tenho como pagar pq meu seguro desemprego é bem menor que minha renda. Vocês sabem me dizer algum 0800 que eu possa falar no FGHab? Se eu fosse acionar a justiça quanto custaria os serviços de advogado pra eu ver se vale a pena?
Leidy Benthien Disse :
A senhora pode abrir reclamação no Banco Central e também no PROCON. Casos judiciais, para obter orçamento envie e-mail para contato@lbassessoriajuridica.com.br com seus dados e local de moradia.
Maristela
Boa noite, em outubro de 2016 perdi meu emprego, e em novembro solicitei a pausa de seis meses das próximas prestações. Segundo a gerente da CEF e normativo, teria que estar com a prestação do mês de pedido, vencida. Então como a de novembro estava sendo paga no mesmo dia, a gerente diz que eu deveria esperar vencer a de dezembro (não pagar) para daí solicitar a pausa. Em 5/01/17 ela fez a solicitação, eu paguei um boleto no valor de 70,00 que seriam os juros, e ela me disse que eu deveria voltar em fevereiro para solicitar pausa de mais 3 meses. Em fevereiro recebo uma cara extrajudicial e mensagem de texto que meu imóvel está sendo retomado. Fui até a gerente e ela me disse que a resposta que chegou a ela é que faltou ela enviar o verso de um documento. Ela fez o envio é disse que a resposta foi que terei que pagar as prestações. Está vencendo a 4, como ainda estou desempregada não tenho como arcar bem com uma. O que devo fazer?
Leidy Benthien Disse :
No seu caso, só judicial mesmo. Se tiver interesse em obter um orçamento de serviços envie seus dados para contato@lbassessoriajuridica.com.br ou ingresse com reclamação no PROCON.
Itamar
Bom dia
Estou fazendo o seguro, mas o gerente que esta fazendo as papelada esta meio despreparado meu caso foi o primeiro que ele pegou .
Segundo ele o emprestimo que estou fazendo do fghab sera cobrado em divisão de 12 parcelas. Mas gostaria de pagar para o fim do financiamento tem possibilidade? Qual melhor caminho?
Leidy Benthien Disse :
Sim, pode jogar para o final do financiamento, está na lei.
TEREZA
BOM DIA
GOSTARIA DE SABER SE ESSE CEF QUE VOCÊS FALAM É NO BANCO DA CAIXA ECONÔMICA QUE FIZ O FINANCIAMENTO DA CASA?
Leidy Benthien Disse :
A Conta do FGTS somente a senhora pode mexer.
cristiane
consultei meu fgts, aparece situação da conta FGH, GOSTARIA DE SABER SE A CAIXA PODE TRASNFERIR SEM AUTORIZAÇÃO DA PESSOA O DINHEIRO DO FGTS, PARA FUNDO HABITACIONAL, NO CASO DE PRESTAÇÃO DO IMOVEL ATRASADA
Leidy Benthien Disse :
A princípio não pode, mas tem que ver se houve quitação parcial do contrato com o FGTS, pode ser isso que está aparecendo. Melhor ligar para o 0800 da Caixa Economica e perguntar.
eduardo
boa tarde
Gostaria de Saber se esse CEF que vcs falam é a caixa econômica federal, por que eu comprei a minha casa pelo banco do Brasil, ai eu tenho que ir na agencia que eu comprei ou qualquer outra agencia ?
Leidy Benthien Disse :
CEF = CAIXA ECONOMICA FEDERAL
Junior
fiquei desemprego em julho de 2016 e só agora consegui emprego, fiz um financiamento para poder quitar minhas dividas. Consigo requerer o Fghb retroativo aos meses que fiquei desempregado?
Leidy Benthien Disse :
Pode tentar, mas acho que não, porque as parcelas já foram pagas.
Andrea Araujo
Olá, qdo estava desempregada, solicitei esse seguro do meu financiamento minha asa minha vida, para minha surpresa após 12meses que voltei a pagar mensalmente o meu financiamento pq consegui emprego, veio um boleto no valor de 9mil reais. Fui na agência e o atendente informou que esses boleto corresponde todos os meses que solicitei o seguro, informei que deveria ser incorporado no final do contrato, o mesmo disse que enviará a minha solicitação porém, não cabe a mim decidir que será incorporado e sim a CEF. Aguardei e a resposta dá CEF foi: que para incorporar eu preciso pagar 3000 para incorporar o restante. A minha pergunta é mesmo eu dizendo que não tenho condições, na carteira meu salário é de 2000 com desconto cai para 1780 já pago mensalmente o financiamento desse imóvel pela minha casa minha vida de quase 500. A CEF pode fazer isso? Ou teria que atender a minha solicitação de incorporar o valor total desse boleto?
Leidy Benthien Disse :
Pode fazer uma reclamação na CEF http://fale-conosco.caixa.gov.br/wps/portal/faleconosco/home/formulario/reclamacoes
Patrícia
Bom dia
A solicitação desse seguro pode ser em qualquer agencia da caixa ou somente na agencia onde o imovel foi financiado?
Leidy Benthien Disse :
Em qualquer agência da CEF.
jose Edson pereira filho
Boa noite essse seguro veio cobrando nas minhas parcelas sem eu pedi eu consigo cancelar esse seguro.
Leidy Benthien Disse :
Não, ele é obrigatório igual DPVAT.
edson Jose
tenho financiamento com a CEF, ESTOU EM DIAS E ESTOU NO BENEFICIO, POSSO ACIONAR O FGHAB?
edson Jose
ESTOU NO BENEFICIO POSSO ACIONAR O FGHAB?
Leidy Benthien Disse :
Conforme acima, pode.
elvira barbosa
Olà Boa tarde..me tira uma duvida meu esposo ficou desmpregado 8 mesês procuramos a caixa pra podermos dar entrada no fundo garantidor levamos todos os docukentos necessàrios ela deu entrada isso foi em dezembro como havia uma parcela que iria vençer ele nos pediu pra pagar uma taxa de 48$90 e mandou esperar 15 ias para analise e pediram pra aguardar que eles estariam entrando en contato conosco ai se passarm quase 2 meses e nada meu esposo então foi la novamente pagou uma duas taxas de 13 e pouco e de 14. e pouco e continuou em analise enfim até hj estamos esperando elea nos ligarem meu esposo graças a Deus voltou a trabalhar e começou a pagaros debitos atrasados que por culpa deles ficamos 3 meses eaperando eles nos ligarem..eu posso estar correndo atràs do prejuizo. que elea nos causaram?
Leidy Benthien Disse :
Pode fazer essa reclamação na Ouvidoria da Caixa Econômica: http://fale-conosco.caixa.gov.br/wps/portal/faleconosco/home/formulario/reclamacoes
Ewerton Giuseppe
Boa Noite.
Eu pago o FGHab, ele me assegura também em caso de Danos físicos ao imóvel? Se sim, por quem eu estou assegurado pela caixa ou pela construtora?
Leidy Benthien Disse :
Somente danos causados por tempestades e outras situações natuais. É CEF quem faz a gestão do dinheiro do seguro.
Aline
Boa tarde!
Fiz um financiamento de um apartamento pelo programa minha casa minha vida e hoje estou desempregada. Fui ao banco e eles disseram que para acionar o fghab além de pagar o juros mensal que vai incidir sobre a parcela, ainda incidirá um juros de 1% sobre da parcela durante os 360 meses, já que ela será jogada para o final. Isso vai dá um montante de mais de 300% de juros. Isso procede?
Leidy Benthien Disse :
O juros é o mesmo do contrato, então não procede.
MARCO ANTONIO
Boa tarde!
Eu tenho um financiamento de uma casa na CEF e as prestações é decrescentes, minha duvida é que todo ano nas vésperas do meu aniversario ás prestações voltam a subir até cinco reais , é normal pela lei isso acontecer?
Leidy Benthien Disse :
Sim, por causa da mudança da taxa de juros do Banco Central.
Josué Santana
Boa tarde,
Gostaria de saber quantos dias após requerer o FGHAB, é liberado?
Leidy Benthien Disse :
Não há na lei um prazo, mas aplicando-se a lei geral, seriam 30 dias.
Sérgio Rosário da Silva
O FGHAB do meu contrato está muito alto minhas prestações não estão baixando, pelo contrário, estão aumentando, e no início não era assim, elas eram decrescente, eu estava pagando 529,00 agora subiu para 554,43, isso é normal???
Leidy Benthien Disse :
Sim, é normal porque a taxa de juros nacional aumentou.
Maria vania siqueira
Boa noite
Estou afastada por probkema de saude mas o inss me cortou vou ficar sem receber
Dei entrada no fgab mas diseram que sera so por 3 meses e depois o que faco
Tenho direito de por mais messes me diseram que e ate 3 ANO e iso mesmo?
Leidy Benthien Disse :
Sim,a informação está correta.
Rafael
Boa tarde,
Gostaria de contratar um Seguro Residencial, mas a atende da Caixa disse que se eu contratar eu perco o FGHab, qual é mais vantajoso? O Seguro Residencial ou FGHab?
Leidy Benthien Disse :
Um seguro residencial não tem nada haver com o FGHab, até porque as coberturas são diferentes.
Josilene b Silva
Olá fiz encorporacao a 6 meses atras de parcela tenho minha casa a 3anos e meu marido ficou desempregado agra fui atras do fghab a CEF falou q por causa da encorporacao n tenho direito mas n tenho condições de pagar a prestação
Leidy Benthien Disse :
Isso já vira questão de revisão de contrato, a senhora pode tentar um refinanciamento.
Glênio Nascimento
Boa noite! Eu gostaria de saber quais os documentos necessários para me beneficiar desse seguro junto à caixa econômica, visto que moro bem longe da agência, em outra cidade, e sei que eles vão me pedir muitos documentos e estou sem condições de ficar indo e vindo na agência de modo que eu queria poder já estar com toda papelada em mãos ao requerer esse direito. Muito obrigado!
Leidy Benthien Disse :
Não temos uma lista oficial de documentos, mas se for pedir para desemprego tem que levar os documentos pessoais, carteira de trabalho e rescisão.
Driele
Boa tarde! Fiquei desempregada, fui na caixa me informar sobre o seguro fghab, a gerente da caixa falou que eu tenho que ter 24 parcelas pagas para poder acionar o seguro, é isso mesmo?
Leidy Benthien Disse :
Sim, precisa de um mínimo de parcelas pagas conforme consta nos nossos posts sobre a matéria.
Eridan santos
Minha casa e no meu nome é dá minha esposa.Dei entrada, no seguro fghab, depois de 2 dias o rapaz dá caixa mim liga dizendo que quando assinei meu seguro, ele já não estava valendo para essa modalidade! Perguntei a ele e porque que vem cobrando,si não tem a últilidade! Ele disse que serve só para caso de invalidez ou morte! Isso procede?
Leidy Benthien Disse :
Não procede, o senhor precisa da negativa por escrito para poder tomar providencias.
Adriano
Meu filho e sua esposa( uniao estavel) tem um apartamento financiado pela caixa minha casa minha vida ele esta preso ha dois anos e ela esta encostada pelo inss auxilio doença tambem a dois anos paguei as prestaçoea todo esse tempo e agora eatou com 4 prestaçoes atrasadas e so agora vi a questao do fghab, o que pode ser feito?
Leidy Benthien Disse :
Ela pode dar entrada com a documentação e aguardar o que a CEF diz, mas o problema é que a lei só permite acionar o seguro se as prestações estão em dia.
maarcelo teixeira
oi bom dia ,meu nome e Marcelo eu fui na ag do b do Brasil da entrada no fghab e no contrato ,Paragraafo terceiro, esttava escrito . O SALDO DEVEDOR DO EMPRRESTIMO ,DEVIDAMENTE ATUALIZADO E CAPITALIZADO ,SARA PAGO AO AGENTE DECORRIDO 12 MESES ,CONTANDOS DA ULTIMA PRESTAÇAO ASSUMIDA PELO AGENTE ,POR CANTA DO FGHAB ,EM PARCELA UNICA. PARAGRAFO QUARTO, SE COICIDIR A ULTILIZAÇAO DE MAIS UM PERIODO ANTES DE VENCIDO OS 12 MESES DE CARENCIA, A RESSTITUIÇAO DO EMPRESTIMO INICIA-SE 12 MESES APOS O ULTIMO PERIIODO DE ULTILIZAÇAO .Ta certo eu posso assinar esse contrato sim ou nao.
Leidy Benthien Disse :
A opção de pagar ao final do contrato é do senhor, poderia diluir nas demais.
Jaqueline
Boa noite. Fui a caixa obter informações sobre o FGhab e a pessoa responsável me afirmou que ao final dos 03 meses, se ja estiver trabalhando tenho obrigatóriamente que devolver as três parcelas de uma só vez . Se não estiver trabalhando posso assionar mais 03 meses e ao final do 06 meses terei que devolver de uma só vez os seis meses cobertos pelo seguro. Isso procede? Acho inviável. Obrigada
Leidy Benthien Disse :
Essa informação não é verdadeira. Eles até cobram, mas é ilegal e enseja ação por danos morais.
Franciele
Estou com a segunda parcela atrasada do meu financiamento habitacional posso acionar o seguro ou qual a maneira mais fácil de negociar com a cef estou ganhando menos do que ganhava quando assinei o contrato.
Leidy Benthien Disse :
Teria que ver um refinanciamento ou acionar o FGHAB, a conveniência e valores envolvidos cabe à senhora decidir junto com o agente da Caixa.
Marco Aurélio Gonçalves Knabah
Tenho financiamento junto caixa de um AP usado, no caso não entra no minha casa no vida, tem desconto mensal FGHAB estou desemprego fui em uma ag da caixa pra informar, funcionário disse como não é minha casa minha vida,Só pode ser usado por morte ou invalidez, pode dar orientação obrigado
Leidy Benthien Disse :
De fato, o FGHAB quando pago em casos que não são do Minha Casa Minha Vida recebem outro tratamento e não saberíamos informar porque desta cobrança.
MARCIO
Usei durante 9 meses e apos um ano a caixa esta me cobrando tudo junto e disse que nao paide parcelar e certo isso?
Leidy Benthien Disse :
O senhor precisa verificar qual a opção que assinou no momento de acionar o FGHAB, porque existem duas opções: ou dilui nas parcelas ou paga ao final do contrato as parcelas. Essa questão de cobrar tudo junto só seria possível se eles fizeram um documento onde o senhor faz essa opção, caso contrário é ilegal.
jose carlos
gostaria de saber .eu estou com minhas prestaçao em dia mas tenho um documento que dis saudo de vedor 98,288,04 eu fo caixa para quitar a casa e esse valor que vou pagar
Leidy Benthien Disse :
Sr. José, não sabemos informar, melhor ligar no 0800 da Caixa ou então ir até uma agência.
Cristina
Bom dia! Possuo 10 parcelas pagas, porém meu esposo e eu estamos desempregados. Fui na CEF me informar sobre esse seguro e a mesma informou que não possuímos, realmente não consta em contrato, porém eu vi em uma matéria que era um seguro obrigatório. Como podemos fazer? Estamos os dois desempregados e sem condições de manter a prestação, não queremos perder a casa mas tb precisamos de um tempo pra nós recuperarmos do back financeiro. Me auxiliem por favor
Leidy Benthien Disse :
Cristina, é necessário que o financiamento tenha sido dentro dos programas abrangidos pela Lei que estabelece o FGHAB. Se vocês não estão pagando esse Fundo, então não há como solicitar.
Rafael
Boa noite, fui consultar o extrato do meu FGTS inativo e estar zerado o saldo , e consta a situação fgh alguém pode me informar o q significa isso ?
Leidy Benthien Disse :
Muitas pessoas utilizaram o FGTS como entrada em imóveis financiados, por isso aparece essa sigla. Pode ser o seu caso.
MARCELO
Boa noite, utilizei 15 meses do fghab, tenho os contratos assinados em maos mas ainda consta no meu extrato que estou devendo todas as parcelas desde o primeiro mes que utilizei.. e o banco esta ameaçando com uma intimaçao que vai me tirar o imovel se eu nao pagar todas parcelas em atraso!! Ja fui na agencia varias vezes e nao conseguem resolver o problema! Estou muito preocupado! Fora que me colocaram no spc ja faz 1 ano. Oque fazer??
Leidy Benthien Disse :
Sr. Marcelo, no seu caso precisa ingressar com uma ação judicial, podemos lhe enviar orçamento por e-mail, basta o senhor nos passar os dados do contrato (cópia) e da solicitação do FGHAB (cópia), para o nosso email leidy@lbassessoriajuridica.com.br
amauri
boa tarde, é possível mandar para o meu endereço de e-mail, os documentos (formulários), necessários para dar entrada no seguro FGHAB, por MIP, morte ou invalidez permanente, no meu caso invalidez permanente.
Leidy Benthien Disse :
Prezado, tais formulários são exclusivos da Caixa Economica, não temos acesso à eles.
MAYK GABRIEL BUENO DE CARVALHO
Boa tarde,
Solicitei o seguro no BB, gostaria de saber se enquanto é aprovado eu tenho que continuar pagando as parcelas? Se eu não pagar eles podem me tomar a casa ?
Leidy Benthien Disse :
Normalmente, após solicitar é possível parar de pagar as parcelas, todavia, a CEF não tido uma posição quanto a isso. Há casos em que eles cobram as parcelas e depois há necessidade de ingressar inclusive com ação judicial para reverter.
Ivonei osorio
sofri um acidente de trânsito o qual necessitei receber pelo INSS, e possivel solitar o Seguro pois devido a situação fiquei 2 meses sem renda.
Leidy Benthien Disse :
Somente casos de invalidez total permanente são cobertas pelo fundo FGHAB.
MAYK GABRIEL BUENO DE CARVALHO
Outra pergunta, meu financiamento é pelo BB eu devo solicitar o seguro no BB ou CEF? Se eu quiser procurar o CEF eu posso?
Leidy Benthien Disse :
A Administradora do fundo é a CEF, acredito que possa dar entrada por lá.
ROQUE F MATOS
boa tarde
minha esposa e eu, fizemos financiamento de uma casa,
pago tal seguro FGHB,
Ela ficou desempregada, e o meu salario defasou bastante, ta dificil segurar a barra da prestaçao..
tenho direito de usar esse seguro?
Leidy Benthien Disse :
É possível usar o seguro sim, mas talvez o melhor negócio é refinanciar o saldo devedor de acordo com a renda atual.
Mauricio
Olá boa noite
O seguro FGHAB é obrigatório?
Leidy Benthien Disse :
Sim, pois é um fundo do governo.
Emerson
Olá existe também a opção de pedir pausa no financiamento certo? (Se não me engano 6 meses e é mais simples só prolongando o tempo do financiamento em 6 meses) Mas se ao fim desses 6 meses ainda estiver desempregado ai posso solicitar o fghab?
Leidy Benthien Disse :
Essa “pausa” é o FGHAB.
Alane
Fiquei três anos recebendo auxílio doença até outubro de 2016, nesse período tentei várias vezes acionar o FGHAB sem sucesso na agência e nem com reclamação na ouvidoria eu consegui. Agora além de não ter o auxílio estou desempregado. Se eu entrar judicialmente posso pedir danos morais? Tenho vários emails dá ouvidoria dizendo que bastava ficar adimplente pra dar certo, no entanto por duas vezes com prestações atrasadas eu atualizei mais nunca consegui ativar o FGHAB. Hoje estou em dia com meu financiamento. Oque devo fazer se o banco me nega esse direito?
Leidy Benthien Disse :
Do seu relato não é possível dizer com certeza o que fazer, mas no caso de desemprego é possível solicitar novamente. A questão dos danos morais por negativa indevida do FGHAB é possível, mediante ação judicial específica. Se tiver interesse, mande seus dados para contato@lbassessoriajuridica.com.br
leandro maia de oliveira
bom dia, estou afastado pelo inss a mais de 2 anos e sempre paguei em dias minha prestacoes . mas desde novembro nao recebo meu beneficio.
e estou com 6 parcelas em atraso. fui ate a agencia e nao consegui uma negociacao .
possso usar o fghab?
Leidy Benthien Disse :
O FGHAB só pode ser usado por quem está em dia. No seu caso, seria viável somente uma re-acomodação de dívida.
manoel lacerda neto
Boa tarde, a minha prestação era para ser decrecente já vou pagando a 28 e não vejo diferença , vim descobrir agora o que era acrecido esse FGHAB não sabia minha prestação comeou em R$ 615,00 se estivesse decrescendo era para está bem abaixo ainda está em R$ 611,00 .Gostaria de saber o proque não está diminuindo corretamente ou se é assim mesmo.
att.Manoel.
Leidy Benthien Disse :
Essa questão de juros não sabemos informar, mas acreditamos que seja em função do aumento da taxa básica dejuros do Banco Central.
David
Boa noite usei durante 12 meses o fghb o atendente da caixa que me atendeu primeira vez disse que ia jogar tudo pro fim do contrato.
Agora tão querendo me cobrar tudo de uma vez ou incorporar agora não tenho condições de pagar isso encorporado.
O que aconselham eu fazer isso é propaganda enganosa.
Disseram se não pagar vão mandar meu imóvel pra execução
O que
Leidy Benthien Disse :
Você precisa pegar a resposta formal da CEF quanto à cobrança e abrir uma reclamação no PROCON ou no Juizado Especial de Pequenas Causas Federal.
Reinaldo
Boa noite ! Estou pagando meu financiamento há 17meses ,só que meu salário diminuiu e meu financiamento aumentou por conta da inflação ,o q é recomendado fazer nesse caso?obrigado!!
Leidy Benthien Disse :
Reinaldo, os juros do refinanciamento costumam aumentar muito o débito, mas de qualquer forma, seria o caso de procurar a CEF e fazer as contas.
FELIPE PEREIRA DA SILVA
Boa noite, comprei um apartamento pelo MCMV na planta, por 3 anos paguei taxas de obra e tds os demais encargos, 7 meses após entrar p/ o apartamento fiquei desempregado, antes de atrasar a primeira parcela fui na CEF, p/ saber se caso eu não tivesse condições de pagar as parcelas seguintes o que eu poderia fazer. Me disseram que eu poderia fazer uma incorporação caso fosse preciso. Passados 7 meses de inadimplência fui até a caixa p/ pagar uma parcela e fazer a incorporação, mas lá me disseram que o imóvel já havia sido executado pelo banco. Tive que entrar com processo, gastar fortunas com advogados meu e pagar também os da caixa, pagar todos os débitos com juros e correção em juizo á vista. Resumindo foi o maior transtorno que já passei em minha vida. Além de me passarem informação errada sobre a tal incorporação, em nenhum momento me falaram do FGHAB, no qual eu teria direito. Será que isso não cabe um processo por danos morais contra a CEF?
Leidy Benthien Disse :
Acredito que sim, mas a informação teria que ter sido registrada por escrito e depende do conteúdo do processo. Se tiver interesse nos envie a documentação para leidy@lbassessoriajuridica.com.br
Ely
Boa tarde,
comprei um imovel na planta em 2015 foi entregue nessa semana,
Eu vou começar a pagar prestações do financiamento esse mes sera a 1, mais so que na cobrança de evolução de obra ja me cobrava o fghab e estou desempregado sera que consigo acionar o seguro?
Leidy Benthien Disse :
Acredito que possa acionar, faça o pedido por escrito na CEF.
CLAUDINEI DA SILVA MOREIRA
Quantas vezes e de quanto em quanto tempo posso acionar esse seguro, tipo aciono e fico por um ano ai volto a pagar normalmente, depois de quanto tempo desse ano que fiquei usando o seguro posso aciona-lo caso seja necessário?
Leidy Benthien Disse :
A tabela de pagamentos zera a cada vez que aciona e depois volta a ter direito com o pagamento mínimo conforme tabela que está no post.
JOSE AL,ES NETO
Boa tarde, adquiri um imóvel no programa minha casa minha vida na planta em Agosto/2016, no meu contrato consta a taxa do FGHAB, já paguei 7 parcelas de fase de obra, estou desempregado, mas as parcelas estão em dias, minha renda no contrato enquadrava na faixa de até 5 salários mínimos, pergunta posso acionar o FGHAB, obrigado por ajudar a todos nós no seu canal.
Leidy Benthien Disse :
Acredito que o senhor não tenha atingido o número de parcelas para acionar o seguro.
Alessandro
Bom dia pago este seguro ok hoje tenho uma prestaçao de 1.050 reais da parcela e tive uma reduçao gtande no meu salario que na epoca era de 4.500 reais hoje esta em 1.200 reais fui na caixa económica e eles me disseram que so pode tirar 100.00 da prestaçao entao me diga por favor qual a forma correta de calcular esta diminuição na parcela ?
Leidy Benthien Disse :
É um refinanciamento e por isso não consegue reduzir muito. O recalculo só com contador, não sabemos informar.
Anderson carlos Xavier do nascimento
Boa tarde , como dou entrada no seguro ? Falo diretamente com o gerente da caixa econômica ou tenho que ir a algum órgão competente ?
Leidy Benthien Disse :
É na agencia, no setor de abertura de pedidos.
Verônica damiane de Souza Santos
Boa tarde , como dou entrada no seguro ? Falo diretamente com o gerente da caixa econômica ou tenho que ir a algum órgão competente ?
Leidy Benthien Disse :
Direto na agência da CEF, tem um setor de abertura de pedido.
LEVI SARUBO
Comprei uma casa no tal programa minha casa minha vida mais todo mês a caixa cobra a mais que realmente eu pago, a prestação é 360,00 reais mais os gananciosos cobram uma tal taxa, que não estou entendendo oque pode ser isso, até entendo aquela coisa de cobrar o FGHAB, mais cobrar a tao maldita taxa eu não tô entendendo por gentileza me explica isso por favor desde já te agradeço.
Leidy Benthien Disse :
Lamentamos, não sabemos qual taxa o senhor se refere.
Nilzete Marinho
Bom dia , sou funcionaria da saude do Estado diante da nossa atual realidade, gostaria de saber o que é essa pausa dada pela CEF apos 12 prestações pagas e tbm quero saber se essas prestações poderá ser lançadas para o final do contrato, me explique pfv
Leidy Benthien Disse :
As prestações podem ser incorporadas ou jogadas ao final. O funcionamento do FGHAB já está explicado no post.
Cristiano
Boa tarde, estou com problemas onde moro, são 4 casa em um terreno, como se fosse um condomínio, e bem ao meio tem um calçadão de acesso às casas, ocorreu um problema que afundou parte da calçada bem ao centro, onde seria uma fossa, todo o aterro desandou só está a casca da calçada, o aterro está à um metro de profundidade por uns 4 de largura em baixo da calçada, este fghab cobre estes danos, já que a construtora está recusando em realizar o conserto.
Leidy Benthien Disse :
O caso é de responsabilidade da construtora se o defeito veio da construção. Todavia, se o caso estourou em decorrência de enxurrada ou outro problema relacionado à desastres naturais, aí sim o FGHAB cobre. É necessário que haja um laudo de um engenheiro atestando a origem do problema.
josilene
ola gostaria de saber meu marido vez encorporacao das parcelas a 6 meses e agra ele ficou desempregado e la na caixa disseram q nao tem como fazer o fghab gostaria de saber se tem como eu entrar com algum recurso pois as parcelas sao muito altas e agente n temos condisoes de pagar
Leidy Benthien Disse :
Essa incorporação provavelmente já foi através do FGHAB, precisa verificar se existe a possibilidade de prorrogação.
Vinicius
Financiei uma casa a dois anos pelo Banco do Brasil,e agora começou a molhar a laje, subi pra ver tem um furo debaixo da caixa d’Água que provavelmente está desde quando foi posta só que deve ter aumentado porisso começou molhar a laje.queria saber se fghab cobre esse tipo de dano?
Leidy Benthien Disse :
Falhas de construção não são cobertas.
Fabiano Cândido
Bom Dia! Leidy Benthien, você não acha que essa modalidade de seguro como o FGHAB é uma forma de enganar o povo, ao meu ver, isso é mais uma forma de receita obscura da CAIXA, por que na verdade, estamos pagando um “seguro” para prorrogar uma prestação, na verdade grande parte das pessoas adquirir achando que vão quitar a parcela, não sei o certo, mas acho que é até obrigatório a adesão do seguro. Imagine você pagar seguro funerário e depois de usa-lo, a família ter que pagar as despesas básicas do velório, urna, capela, remoção. É no mínimo bizarro. O que você acha do assunto?
Leidy Benthien Disse :
Fabiano, a razão pela qual o fundo foi criado é nobre, porque no final das contas é a sociedade que está pagando um subsídio para aquisição da casa própria. Analisando a lei, não creio que seja fonte de receita obscura e sim uma garantia em troca de um benefício.
Rodrigo bernal
Queria saber se o Seguro da minha casa minha vida tem como eu adicionar outra pessoa após ter assinado o contrato….
tipo era solteiro ae depois de um tempo eu casei ae queria saber se tem como colocar minha esposa junto do seguro …Obrigado
Leidy Benthien Disse :
Seria uma mudança de titularidade do financiamento, o que deve ser requerido junto à CEF.
carmen
Boa tarde ! fiz o financiamento pelo minha casa minha vida somente EM MEU NOME, em 2012 , me casei em 2015. Estou desempregada. e meus recursos financeiros se esgotaram.
Por enquanto todas as parcelas estão em dia.
Meu marido fica “obrigado” a pagar as parcelas????
O que devo fazer? Obrigada
Leidy Benthien Disse :
A senhora pode acionar o FGHAB em função do seu desemprego, procure a agencia da CEF para dar entrada.
Thais
Quando fiz o contrato de compra da casa eu ganhava menos de R$ 5 mil. Agora que fiquei desempregada, estava ganhando acima desse valor. Como estou sendo debitada mensalmente por este seguro, tenho direito ao mesmo? Se não tiver direito devido ao último salário que ganhava, posso pedir para retirar esta cobrança, visto não se apllcar a mim?
Leidy Benthien Disse :
Pode acionar sim, porque o FGHAB não tem haver com a renda atual.
Kátia
Olá!
Fiz um financiamento pela caixa econômica juntamente com o programa minha casa minha vida, o valor devidos contratual era R$81 mil. no contrato pago as minhas prestações + seguro DFI +seguro MIP. Na época valor total do dois seguro era R$17,82
Hoje eu pago o valor de R$18,31, Tenho 2 anos e 9 meses pagando direitinho as prestações, porem no meu boleto ate site da casa econômica, onde posso acompanhar o saldo devedor, estou com o saldo devedor de R$82 mil. Alguma explicação para isso?
Kátia
continuando… No meu contrato com caixa a minha prestação e no valor R$439,62, Hoje eu pago R$456,26 na prestação. isso fora o seguro seguro DFI +seguro MIP. agora e a minha pergunta eu pago, pago e estão aumentando o saldo devedor da casa?isso e certo?
Leidy Benthien Disse :
Normalmente no início do contrato você paga somente os juros e depois começa a amortizar o saldo devedor. Você pode se informar no 0800 da CEF.
Adenilson Sanches Rufatto
Quero saber se no caso de problema hidráulico, se posso acionar a cobertura do seguro, pois foi de ordem estrutural.
Leidy Benthien Disse :
Não pode acionar.
Adenilson Sanches Rufatto
Quero saber se no caso de problema hidráulico, se posso acionar a cobertura do seguro, pois foi de ordem estrutural, já enviei msg e não recebi retorno.
Leidy Benthien Disse :
Tudo que for problema de construção o FGHAB não cobre. Quem deve ser acionado em caso de problema estrutural é o construtor.
Diran Dos Santos Medeiros Dos Avelina Ferreira Dos Santos
boa tarde a minha casa esta toda rachada ,temos oito ano que nos compramos ela pela caixa,sabemos que a garantia e de cinco ano ,como que eu vou fazer .si este tempo passo,eu ja fiz de tudo coloquei ceramica em tudo pra ver si ajudava mais não deu certo
procuro a caixa economica pra conversar sobre isto ou vou na justiça
Leidy Benthien Disse :
Somente a construtora responde esse tipo de coisa, se foi tentado arrumar, talvez consiga prorrogar mais do que cinco anos. Tente acionar a construtora.
MAYK GABRIEL BUENO DE CARVALHO
Olá,
Eu fui na CEF, e a gerente me informou que NUNCA viu perca de renda conseguir o seguro FgHab. Somente em caso de morte ou dano grave no imóvel.
Oque eu faço? Ela disse que não tem.como, estou desempregado
Leidy Benthien Disse :
Acione via 0800 ou procure outra agência. Informe o número da lei para seu gerente.
Ana Lucia
Olá ! Tenho um financiamento na Caixa Econômica e no meu contrato fala apenas do seguro a respeito de morte ou invalidez permanente. Esse seguro do Fundo Garantidor de Habitação é para todos os modelos de financiamento ou apenas para minha casa minha vida?
Leidy Benthien Disse :
Apenas Minha Casa Minha Vida.
CARMEN
25 abr 2017 | reply
Boa tarde ! fiz o financiamento pelo minha casa minha vida somente EM MEU NOME, em 2012 , me casei em 2015. Estou desempregada. e meus recursos financeiros se esgotaram.
Por enquanto todas as parcelas estão em dia.
Meu marido fica “obrigado” a pagar as parcelas????
O que devo fazer? Obrigada
Leidy Benthien 2 mai 2017 | reply
A senhora pode acionar o FGHAB em função do seu desemprego, procure a agencia da CEF para dar entrada.
**** PROCUREI A AGENCIA E O ATENDENTE ME DISSE Q É COMPLICADO ACIONAR O FGHAB E QUE TEM Q PAGAR TD DE UMA VEZ DPS……RESUMINDO ME MANNDOU ACIONAR A OPÇÃO “PAUSA ” DO FINANCIAMENTO. MAS LIGUEI NO 0800 E NAO ENTENDI NADA DO QUE FOI FALADO, SEGUNDO A ATENDENTE TEM JUROS DE 20% A 80% EM CIMA DAS PARCELAS. DEPENDENDO DO NUMERO Q PARCELAS Q FICAREI SEM PAGAR……….VCS PODEM ME EXPLICAR ISSO MELHOR POR FAVOR??? OBRIGADA
Leidy Benthien Disse :
Não paga tudo de uma vez depois, essa informação está incorreta. O que está acontecendo é que muitas pessoas não olham na hora de acionar o FGHAB e acabam concordando com o pagamento único. A lei possibilita jogar para o final ou diluir. E tem juros do período que vai estender as parcelas. Caso cobrem tudo de uma vez é possível acionar judicialmente.
CARMEN
Bom …. alguém ai conhece a opção “PAUSA” no financiamento??????
Porque fui NA CAIXA tentar acessar o FGHAB e o atendente me tirou na cabeça, dizendo q dps tem q PAGAR TUDO DE UMA VEZ SÓ…. e me mandou ligar na caixa no 0800 e pedir a tal “PAUSA”.
Liguei e realmente existe essa opção que pode ser de 6 a 12 meses de PAUSA …. mas confesso q nao entendi nada o que disse a atendente com relação a juros.
Leidy Benthien Disse :
Os juros do período da PAUSA são cobrados e incorporados nas demais parcelas.
DENIZE
USEI O FGHAB, POR 20 MESES, FIZ A IMCORPORAÇAO A 3 MESES. MAIS MEU MARIDO FICOU DESEMPREGADO DE NOVO, POSSO ACIONAR NOVAMENTE TENHO DIREITO A 36 PARCELAS.
Leidy Benthien Disse :
Pode acionar se não usou tudo.
jOSÉ FRANCISCO GUEDES
Dr. quero que me esclareça,usei o FGHAB por 21 meses,e resolvi voltar a pagar as prestação mesmo estando ainda desempregado,para não deixar acumular dando mas a CAIXA me pediu para pagar 1570,00 para poder incorporar o FGHAB, o certo Eu não sei não seria jogar para final contrato sabendo que não tenho condição ainda de assumir essas dividas maiores,estou fazendo bicos para poder assumir de volta as prestação,pensei que a CAIXA iria incorporar aumentando os meses do contrato?,as prestação antes era 560,00 e diz a CAIXA eu dando esses 1570,00 ai as prestação irão ser de 785,00 esta certo isso Dr.,por favor me ajude e esclareça para me sentir mais aliviado obrigado
Leidy Benthien Disse :
A escolha de incorporar ou jogar para o final tem que ser feita na hora de acionar o FGHAB. Realmente, quando aciona precisa pagar uma taxa. Infelizmente não temos todos esses dados.
Kátia
Normalmente no início do contrato você paga somente os juros e depois começa a amortizar o saldo devedor. Você pode se informar no 0800 da CEF??
R= No meu contrato com a caixa já verifiquei não fala nada disso que vou começa a pagar primeiramente os juros. Mais especifica o valor da amortização no contrato. E valor amortização não esta sendo cumprido conforme o contrato. mais estou pagando direitinho, e o valor saldo devedor não poderia está maior do que valor do financiamento do imóvel. Agora esse Juros e sim Abusivos, porque não estou conseguindo reduzir o Saldo devedor, e cada mês aumenta mais e mais.
Leidy Benthien Disse :
Entendi… se ainda estás conseguindo pagar, é melhor. Mas mesmo assim, procure um advogado da região para ingressar com revisão de juros.
Andrea aredo silva
Boa noite me chamo Andrea gostaria de tirar minha dúvida estou há dois meses esperando minha recisão sair e já tô com duas parcelas atrasadas da minha casa vai entrar pra terceira como faço e como agir para garantir até eu receber minha resisão
Leidy Benthien Disse :
Pode acionar o FGHAB.
Andrea aredo silva
Só que ainda estar na justiça para eu receber todos os meus direitos como faço é oque faço
Lidinalva Filigoi
Fiz uso do fghab por 15 meses de desemprego, porém, há 3 meses que estou pagando as prestações normalmente. Sobre o retorno desse empréstimo eu devo aguardar comunicado da cx ?
Grata
Lidinalva
Leidy Benthien Disse :
Normalmente é preciso informar à CEF, porque senão eles cobram tudo de uma só vez.
Márcia Ramos
Boa tarde, fui acionar o FGHAB e a CEF me informou que NÃO tenho direito pois não está no meu contrato. Mas esse seguro não é obrigatório? Porque na hora do contrato ele não me foi oferecido? Agora estou desempregada e meu marido também é não posso resgatar pq nãoe foi informado. Mesmo sem estar no contrato, eu não tenho direito? O que posso fazer para incluir este seguro no meu contrato já que nuncae ofereceram ou falaram dele?
Mattos
Descobrir ser portador de HIV, entra com o direito de invalidez permanente?
Mario
Ola, fiquei desempregado durante 2 anos, e utilizando o FGHAB.
Hoje eu trabalho, mais como autônomo, mais consigo pagar as prestações em dia graças a Deus
Minha duvida é, esses 2 anos que nao paguei, vou ter q pagar tudo a vista ou podem ser diluidas nas parcelas restantes do contrato?
As parcelad é em torno de 700 reais..
Porque a cada 3 meses que eu ia renovar o FGHAB, o pessoal do banco me falavam coisas diferentes, uma hora falava que depois de 1 ano teria q pagar tudo a vista, outra hora teria teria que pagar 30% e o restante diluido nas parcelas resrantes, outra hora falava que eu tinha que quitar a vista no fim do contrato, ou seja so daqui 25 anos
Renata
Boa noite! Assinei o financiamento na CEF em 20/06/2016, as parcelas estão em dia até o momento, fiquei desempregada a 2 meses, no dia 14/12/2017 me dirigir a CEF para solicitar o FGHAB, fiz todos os procedimentos, paguei a taxa de 5% da próxima parcela que iria vencer, e assinei o contrato da solicitação, no dia 18/12/2017, recebi a ligação da gerente da VER informando que meu contrato não tem direito a esse seguro, que o mesmo foi retirado dos contratos antes que assinei o financiamento da casa, fu lê meu contrato e é de fato não expressa esse seguro, apenas o seguro MIP. Gostaria de saber se tenho direito ao FGHAB?
Karine Oliveira
Comprei minha casa como vendedora autônoma hoje não consigo mais pagar a parcela no valor que está esse FGHab pode ser solicitado por autônomos? E qual séria o procedimento?
Elaine maria
Tenho financiamento minha casa minha vida já paguei 40 parcelas meu salário diminuiu liguei na caixa para fazer a pausa estendida mas disseram que eu não poderia fazer pq usei recentemente o fgts para abater parte de minhas parcela isso é Justo eles não receberam eu não estou com parcelas atrasadas.
THIAGO M.
Boa noite.
Eu já usei as 36 prestações do FGHAB. Apos usar as 36 prestações do FGHAB, mesmo ainda desempregado, venho pagando as prestações do meu bolso com ajuda da família já à 1 ano certinho, ou seja, estou em dia já à 12 meses mesmo desempregado.
Eu posso usar novamente o FGHAB? Já que não estou conseguindo pagar, e pelo fato que já usei todas as 36 que tinha direito?
Douglas Tassemeier
Tenho financiamento pela Caixa – Carta de crédito individual FGTS/programa minha casa minha vida – CCFGTS/PMCMV – SFH, data 27-04-2016. Não consta nenhuma claúsula sobre o FGHab, eu tenho cobertura desse fundo? ou é só quando consta no contrato.
Eliane
Pago um apto desde 2011. conforme a prestação abaixa que era o previsto o FgHab sobe enfim a prestação aumenta. como é cobrado esse Fghab, o valor não é fixo.
Alexandre Volff Fernandes
Boa tarde.
Fiz o financiamiento diretamente na implantação, recebi o imóvel, mobiliei e me mudei. Isso tudo do inicio do financiamento até hoje, já foram 4 anos…
Trabalhava em uma construtora( também construtora do imóvel que comprei ), ela “quebrou” não me pagou salários, ferias e acerto. Entrei com uma ação. Paguei até onde deu com minhas economias. Entrei em outra empresa e novamente, deixaram de efetuar o pagamento.(muito azar).
Enfim, não tenho outra forma de pagar no momento, sendo que eu também tenho que me manter…
Qual a melhor forma de proceder sobre isso?
ja tenho 1 parcelas atrasadas, fui no banco e mencionaram apenas que teria como segurar os 6 meses, mas que depois teria que pagar tudo de uma vez, o rapaz n meu deu outra opção.
Cada agencia é uma conversa diferença. Falta de instrução desse povo da caixa.
Leidy Benthien Disse :
O senhor pode jogar as parcelas para o final do financiamento ou refinanciar todo o saldo devedor com base no seu novo salário.
Rafael
Durante o financiamento quantas vezes pode ser acionado o seguro FGHAB ?
Leidy Benthien Disse :
Sempre que preencher os requisitos (número de parcelas pagas antes de acionar).
Maria das graças gomes
Eu nao quero aderir ao fghab que faço veio 1.565.57 para eu pagar como faço pra comunicar que nao quero esse seguro?
Leidy Benthien Disse :
Esse seguro é obrigatório, não tem como recusar.
Marco Aurélio Gonçalves Knabah
Boa noite
Esse seguro habitacional FGHAB e so para minha casa minha vida pode se pedir em caso de perda parcial renda?
Eu trabalhava em 2 empregos agora estou em 1, não consigo pagar em sia financiamento, tenho direito a pedir para poder usufruir desse Seguro pedir pausar por 12 meses pra poder ter um fôlego voltar pagar em dia? Agradeço a atenção fico aguardo obrigado
Eduardo
Bom dia, recorri ao fghab e no último dia dez de março completou as três parcelas pagar pelo seguro, como a renovação é de três em três meses quando eu deverei retornar a caixa para renovar por mais três meses?
Aline rosa
Ola boa tarde.
Estou desempregada e ja estou com 6 prestacao em atraso ja tentei d tudo na caixa,eles nao aceita nada nem um acordo ate hoje.
O que devo fazer.
Estou desesperada.
Leanne da Rocha Vilella
Olá boa tarde eu não entendi bem o que vocês estão dizendo então vamos lá…
Por exemplo eu já pago minha casala já vai fazer 5 anos eu sempre pago o seguro se fizer as contas ja da um bom dinheiro então eu queria saber porque que quando se entra com o pedido pra desemprego eu tenho que pagar as parcelas depois ou no final ou de uma vez e está em parte onde não entendo pois seguro você paga pra no caso se acontecer de eegurostar desempregada o valor cobrir certo mas neste caso além de pagar a vida toda o seguro obrigatório e adiantado eu ainda tenho que pagar as prestações que não puder pagar no caso se ficar desempregada então quer dizer que eles tem direito a receber 2 vezes ? E de que adianta pagar agora se quando eu voltar a trabalhar téreis que pagarrar o mesmo jeito isso é certo ?
Soraya Maria
Fui ao banco solicitar o FGHab e eles me disseram que eu tinha direito. Questionei como seria o pagamento depois que eu o utilizasse e me disseram que eu teria que pagar o valor integral, no caso dois mil e poucos reais depois de 1 ano e 4 meses, fora o valor da prestação normal. Isso procede?
Letícia Faria de Menezes
Bom dia,Minha casa e do plano minha casa minha vida tem oito qnis que comprei agora ele apresentou problemas rachaduras pedi um colega que e engenheiro para ilhar pra mim ele detectou que minha casa cedeu por cintq do solo e comprometeu toda estrutura ea garagem que contrui na frente da casa e ainda o problema e que tambem estou desempregada tive que me mudar tudo usso parw cuidar da saude da minha mãe que esta com câncer minha casa ficou alugada sera que tenho direito a este seguro pois estou mirando que m outro estado.
cristiani Regina
Oi boa noite eu fiz um fananciameto a três anos a traz de um imóvel mais esta com problema no imóvel o meu seguro e pela minha cas a minha vida não cobre não o prejuízo minhas prestação está todas em dia
cristiano
boa tarde , como faco pra acionar este seguro ´? nao trabalho de carteira assinada, sou autonomo , porem quando fiz o financiamento estava ganhando bem. ja paguei 52 parcelas de um total de 120. as primeiras foram no valor de 2320.90, agora o valor esta em torno de 1690.00, estou totalmente em dia, porem meu pai que esta pagando. o que devo fazer?
Silvana
Bom dia!
Qual a lei q fala sobre a redução de renda? Fiz um financiamento tinha um salário, agora estou em outra empresa é meu salário reduziu!
Ayla
Na abertura de conta na Caixa para realizar meu financiamento pelo Minha Casa Minha Vida quiseram me oferecer um seguro de mais ou menos 800 reais para assim então aprovar meu financiamento, esse seguro que me ofereceram se trata do Fundo Garantidor de Habitação Popular?
Obrigada.
José
Tenho um financiamento feito em 2014 e em 2015 fiquei desempregado, continuei pagando até onde consegui, em maio do ano passado fui na caixa saber se tinha alguma opção que pudesse me ajudar pois não teria mais condições de pagar, o gerente me deu uma opção ( a única) que seria ligar no 0800 e pedir uma pausa no contrato e assim o fiz, consegui 10 meses, enfim voltei a trabalhar e pagar também. Embora para a minha surpresa, antes de parar de pagar após de mais de 30.000 pagos achei que devia por volta de 128.000, para minha surpresa o valor do saldo devedor era de 132.000 o qual adicionado as 10 parcelas ficou quase 145.000 aumentando assim minhas parcelas em mais de 100,00. Mas a minha dúvida é que quando estava trabalhando fui demitido com uma enfermidade a qual tive que passar por duas cirurgias na coluna reconhecida com acidente de trabalho, após os procedimentos cirúrgicos adquiri monoparesia em um membro inferior a qual é permanente, posso acionar o fghab por invalidez parcial ou permanente?
Desde já, grato.
José.
Leidy Benthien Disse :
O FGHAB é só para quem tem incapacidade total permanente.
José
Ah!! O valor financiado foi de 138.000 por isso a minha surpresa depois de mais de 30.000 pagos foram abatidos somente por volta de 6.000 e por causa da pausa de 10 meses elevou o saldo devedor para quase 145.000.
Leidy Benthien Disse :
Infelizmente o valor financiado aumenta porque são juros durante toda a contratualidade.
loren santos
OLÁ, assinei na CEF o CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE TERRENO E MÚTUO PARA CONSTRUÇÃO DE UNIDADE HABITACIONAL, ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA OUTRAS OBRIGAÇÕES – PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA – PMCMV – RECURSOS DO FGTS, no SFH pelo programa Minha casa Minha vida (PMCMV).
sou autônoma e estou sem trabalhar devido a um câncer. Estou com duas parcelas atrasadas. Meu contrato foi assinado em 14/12/2015. Meu contrato fala de MIP e DFI, mas não vejo a sigla FGHAB.
Como eu sei que tenho esse seguro, se em dezembro de 2015 o governo parou de subsidiar e a CEF deixou de incluir nos contratos?
Se eu tiver o FGHAB vale mais a pena acionar ele ou “PAUSAR” o contrato.
Se acionar o FGHAB, tenho direito a quanto tempo? Quando eu retornar a pagar as parcelas do financiamento como fica minha vida? minha divida aumenta por ter acionado o FGHAB ou por “PAUSAR” o contrato? Vale a pena?
Se eu continuar com as parcelas atrasadas o que ocorre? com qt tempo eles tomam a casa?
Portador de câncer tem algum direito ou tratamento especial?
Devidson
Tenho um financiamento pela caixa econômica estou com um saldo devedor de 76.000.00 aproximadamente é já paguei 78 parcelas de 850.00 . Gostaria de saber se posso refinanciar o saldo devedor para baixar a parcela. Desde já obrigado
Wemeson
Boa tarde , Pago minha casa Em dias cerca de 6 mês posso pedir pra reduzir o valor desse seguro Fghab
Evelyn Cristina Alves aquino
Olá boa noite.
Minha pergunta é comprei meu imóvel, o contrato ficou só no meu nome, só que eu e meu marido estamos juntos já fazem 8 anos, e compramos a casa já fazem 4.
Como fazemos para ultilizar o FGTS dele?
E tenho outra pergunta , minha renda caiu muito , como funciona esse fundo , e qual telefone devo ligar?
Luiz Ricardo
Olá.
Eu utilizei meu FGTS para abater 80% do valor das parcelas, fiquei desempregado nesse periodo e agora acabou, continuei pagando a parcela que voltou ao valor real, mas meus recursos acabaram no momento, liguei na CEF para pausar e não aceitaram.
O que posso fazer?posso acionar o FGhab?
Fábio
Minha casa está com problemas estruturais, tive que abandonar a casa, mais continhuo pagando , com risco de desmoronamento, quais as providências que o seguro fghab tomara , caso não tenha mais recuperação, observação comprei a casa a 5 anos e a 4 anos pago aluguel devido esses problemas, agora soube que a construtora faliu , o seguro cobre em termos de perda total do bem?
Marcia
Boa tarde! Consigo usar esse segurado para pagamento da entrega? Comprei um ap na planta, entrega em 2020, e estou e
desempregada.
Meu nome é simone
Gostaria de saber se pra quem fez um financiamento de um imóvel pelo Banco do Brasil tb tem direito ao fghab? Pq no meu contrato vem escrito sobre isso. Mas será q é só pra quem fez pela cef
Hebert
Tenho uma casa financiada “minha casa minha vida “…. na casa em cima da laje tem uma estrutura de madeira para receber uma caixa d’água de 1000 litros, a estrutura quebrou tombando a caixa d’água, alaganda a laje infiltrando na casa molhando e estragando os móveis e eletrônicos….. nesse caso o FGHAB cobre o dano ou tenho que procurar a construtora?
paulo galvao da silva
minha mãe tem um financiamento de uma casa e ta constando dois seguros esse FGHAB e outro SEGURO MIP qual a diferença tem que pagar os dois ?
Aroldo Ricardo Aparecido
Sou mutuário da CEF, estou desempregado … com 3 prestações atrasadas, e vivendo de bico, sem condições de pagamento, o que posso fazer, vou perder meu imóvel ???
Juvenilson
Boa noite! Faz 4 anos que financiei uma casa na caixa… O seguro FGHAB eu pagava 16,33 e agora subiu para 33,64 isso está correto?
VALQUIRIA FERREIRA LIMA
MINHA ESTÁ NO SEGURO ,ESTA TODA RACHADA ,FUI NA CONSTRUTORA O ESCRITÓRIO FECHADO O VIGIA ME FALOU Q A MESMA FOI A FALÊNCIA.
NO OUTRO DIA CONSEGUIR O TELEFONE DO ENGENHEIRO DA CONSTRUTORA ,ELE ME FALOU Q NÃO PODIA FAZER NADA Q A CONSTRUTORA FALIU .
O QUE FAZER AGORA?
Cassia Carvalho
Tenho um imóvel financiado pela caixa e estou desempregada a três anos, usei o fundo garantidor por um ano e meio as ou menos, eles disseram que não podia mas usar, porém se julgo de 18 para cá meus filhos vem pagando a prestação da casa. Só que a caixa me informou que tenho que pagar este valor em um ano. Que no caso já irá completar em Junho ou Julho. O valor total do fundo garantidor hj é de 11 mil. Continuo desprezada e não sei o que fazer. Solicito uma orientação
Gilmar
Bom dia , por quanto tempo devemos pagar o seguro FGHAB? pode ser cancelado caso queira?
Lea
Ola tenho um finaciamento pela caixa porem meu esposo esta desempregado como faco ora reduzir o valor das parcelas ?
Franklin
O Fghab pode ser prorrogado caso a situação de desemprego permaneça após 12 meses de uso, já que no meu contrato fala que é até 36 meses de utilização?
Joceara
Boa noite!!! Gostaria que me passassem um contato em que eu possa explicar minha situação para vcs, liguei pra mais de “10” 0800… E só passavam a situação de um lado pro outro, fui na agência duas vezes e me deram contatos, q não resolveram meus problemas… Desde já agradeço
Antonio Jurandir
Sou funcionário público Federal a 36 anos, não tenho risco mais de perder o meu emprego preciso pagar esse seguro FGHAB, quando comprei o apto não me informaram que era minha casa minha vida.
Aguardo.
Att
Leidy Benthien Disse :
Antonio, o seguro é obrigatório em função do Governo Federal ter assumido parte do saldo.
Magno Magalhães
Olá boa noite Dr., o meu caso foi assim. Utilizei o FGHAB por uns 17 meses o que acumulou uns 7.800,00, como já estava desempregado a mais de 2 anos e meio, decidi vender o imóvel. Após conseguir um comprador, fui ao banco e eles me diceram que assim como o valor ainda pendente, o valor do FGHAB seria descontado no fechamento da venda.
Porém a venda foi fechada, eu recebi a diferença é paguei minhas dívidas, só que 6 meses depois descobri através do meu nome no Serasa que o banco ainda mantém meu contrato em aberto assim como as parcelas do financiamento, devido à o valor que ficou no FGHAB. Afirmando que só poderão fechar o contrato assim que eu quitar todo o FGHAB, diferente do que me foi dito antes que “este seria descontado no valor da venda da casa e o contrato encerrado.
O que devo fazer? Pois não disponibilizo mais deste dinheiro hoje!
Adeilton de lima terto
Estou com um problema de vazamento na parede do meu quarto entrei em contato com a Brookfield eles me informaram que não poderiam fazer nada, o que devo fazer a quem devo recorrer.
Leidy Benthien Disse :
Olá! No caso é a construtora do imóvel que deve ser acionada, primeiramente PROCON depois outras vias.
Rogéria Souza
Sou aposentada não corro risco de ficar desempregada, gostaria de retirar do meu financiamento, o seguro – FGHAB é possível isso?
Thiago Antonio
Bom dia.precisei usar meu fundo garantidor da minha casa por motivo de desemprego. Tem uns 3 ou 4 anos.
Achei q o valor das 3 prestações iria entra no financiamento
,mais a caixa econômica Federal está querendo que eu pague a dívida toda integral e com juros altos.qual procedimento devo seguir?
MARIA
Tenho uma casa pelo minha casa minha vida. a mesma tem um barranco proximo que caiu quase perto da casa. posso acionar o seguro?¯
luiz
estou afastado do trabalho a um bom tempo e ainda ficarei.
fiz uma cirurgia na mão não tenho condição de trabalhar tenho algum direito desconto nas parcelas alguma ajuda para pagar sem dobrar minha divida
Solange
Minha renda é maior que 5mil, na época do financiamento era de aproximadamente R$3.000,00 e tem um lugar que esta escrito assim: O Fundo tem por finalidade garantir o pagamento aos agentes financeiros de prestação mensal de financiamento habitacional no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação – SFH, devida por mutuário final, em caso de desemprego e redução temporária da capacidade de pagamento, assumir o saldo devedor do financiamento imobiliário, em caso de morte ou invalidez permanente – MIP, e as despesas de recuperação relativas a danos físicos no imóvel – DFI, para mutuários com renda familiar de até R$ 5.000,00.
A Dúvida é este seguro não serve para mim? Tive problemas de inundação e gostaria de acionar o seguro.
Miriane Chaves
Bom Dia precisei usar o seguro FGHAB durante 1 ano e 3 meses por falta de emprego foi solicitado para o gerente que deu entrada no seguro que colocasse esse valor para o final do contrato mais o mesmo não fez agora o funcionário da caixa está me ligando e cobrando o valor de 14.500 para pagar de uma só vez não tenho condição de pagar esse valor o que faço pois o gerente não solicitou o que pedi ele fez o que ele quis…
Paulo Junior sabino de Farias
Boa tarde por gentileza queria saber se FGHAB cobre redução de renda ? E como faço pra ativar ?
Rodrigo
Gostaria de saber c eu for quitar meu financiamento no futuro c essa taxa cobrada neste fghab vai ser amortizado este valor já paguei 80 parcelas ,e gostaria da retirada deste fghab como faço qual procedimento
George Amaral
no meu caso , no ano de 2014 sofri um acidente de transito e ate o exato momento estou pelo auxilio doença b31 recebendo 1 salario minimo , nesse periodo eu ultilizei os 36 mese do FGHab, 1 ano depois chegou um boleto na minha casa no valor de 19 mil reais para pagar de uma so vez , como eu consigo reverter isso , sendo que ainda estou pelo inss com muito custo pagando as prestações de 450 reais do contrato habitacional e me sobrando somente 550 para agua, luz e comida e remedios , para mim, minha esposa e 2 filhas, minha esposa cuida de mim em tempo integral devido minha infermidade que me incapacitou das atividades corriqueiras comuns,
o inss não quer me aposentar devido eu ainda estar em tratamento por 5 anos , e não sei mais o que fazer pois os atendentes disse que o não pagamento do boleto, o contrato habitacional iria para execução e leilao
Liliam Sousa
Se eu já tiver entrado com incorporadora de parcelas posso entra com esse recurso do FGHAB
Rodrigo Batista Lopes
Posso acionar o seguro no caso do imóvel estar com risco de desmoronamento?e infiltração
Derlan Venancio
Bom dia
Estava com o meu financiamento atrasado por 6 meses, por esta desempregado e fui na agencia e me disseram que nada poderia ser feito. Então vendi meu carro pela metade do preço pra pagar, (R$ 3,467,27) todas em atraso e me disseram que não tem nenhuma opção de pausa. mesmo o financiamento ser pelo minha casa minha vida. O que devo fazer.
Vilson
Tenho um financiamento do minha casa minha vida e estou desempregado e fui na CEF acionar o FGHAB mas as tendente me disse que no meu contrato não existe esse recurso oque devo fazer?
Juliana pires
Boa tarde, lendo seu artigo, vi que pago este seguro FGHAB ,já paguei 48 parcelas em torno de 40,00 com esposo desempregado há cerca de 1 ano, porém esse seguro é p MCMV…e meu financiamento não é, e agora q pagamos cerca de $2.000 de um seguro ao qual não poderia ter sido contratado
Marco Antonio Diniz
Bom dia!
Eu usei o FGHAB por três meses, depois desse período voltei a pagar normalmente minhas parcelas mensais , depois de 01 ano recebi um boleto no total de 1.800,00 para pagar entrei em desespero pois não tinha recursos para pagar esse valor sem um prévio aviso, sendo que pensei que automaticamente ia para o fim do financiamento fui a uma agencia e me disseram que eu era obrigado a pagar se não poderia perder o imóvel, entrei numa divida maior para conseguir o valor e paguei, se vier precisar novamente como devo agir? ou onde ser mais orientado antes de pagar um valor alto assim? isso aconteceu tem 1 e meio.
Sabrina
Estou adimplente e, de acordo com o que li a respeito do FGHab posso acionar esse seguro, porém a CEF pediu pra eu reler o contrato e verificar que só contempla o MIP e o DFI; realmente no meu contrato não tem o FGHab. Entretanto, se não estiver equivocada, tenho direito ao FGHab porque estou adimplente, desempregada já paguei mais de 18 parcelas e meu financiamento foi pelo programa Minha Casa Minha Vida. O que faço nesse caso? Aciono a justiça ou realmente não tenho direito tendo em vista que não consta no meu contrato?
Marco Costa
Boa tarde! Minha esposa tem um minha casa minha vida e já atrasou as parcelas e fez refinanciamento, pois não sabia do FGHAB e teve que pagar juros e multa, e isso onerou o contrato, nosso contrato com 240 parcelas, cujo a primeira em 2009 foi R$ 373,98 ( SAC) e hoje faltam 40 parcelas pois já abatemos varias parcelas com SALDO DO FGTS e hoje esta em R$ 352,78 a parcela de numero 202, não está certo é lógico, posso pedir revisional?
Diego
Olá bom dia!
Estou com parcela em atraso, tem três anos que pago a casa, queria saber se posso acionar o FGhab, como fica o valor que vou pagar depois se posso parcela ou se pagar tudo, e a documentação necessária pra dar entrada ?
Obrigado
Elizete
Olá tudo bem?
Estou desempregada desde 2017.
Foi na caixa e solicite o seguro..
Porém eles me solicitaram o Pagamento das parcelas atrasadas.
Foi pagando aos poucos, porém agora fiquei sem condições mesmo de pagar
Agora estou com 6 meses de atraso
Estou desempregada ainda.
Posso solicitar o seguro?
Tive perda toda da renda
Leidy Benthien Disse :
Elizete, infelizmente o seguro cobre apenas algumas parcelas. Somente a invalidez permanente ou morte trazem cobertura total.
Guilherme
Boa noite!
Posso acionar o FGHab mesmo no caso de eu ter pedido demissão da empresa?
Leidy Benthien Disse :
Guilherme, o fundo so preve quando o fato é involuntário.
MARIA ANGELICA GOMES PEREIRA
Boa tarde! Quais são os critérios para aquisição do FGHAB? Tem prazo para acionar após o desemprego?
Pois fui ao Banco do Brasil que tenho prazo para acionar, que esse prazo seria no primeiro mês de desemprego para dar entrada. E como estava com algumas parcelas em atraso também não seria possível contratar por estar em atraso e ter passado o prazo de 30 dias da minha demissão. Isso procede?
Grata!
MARIA
Boa tarde! Quais são os critérios para aquisição do FGHAB? Tem prazo para acionar após o desemprego?
Pois fui ao Banco do Brasil que tenho prazo para acionar, que esse prazo seria no primeiro mês de desemprego para dar entrada. E como estava com algumas parcelas em atraso também não seria possível contratar por estar em atraso e ter passado o prazo de 30 dias da minha demissão. Isso procede?
Grata!
Leidy Benthien Disse :
Maria, a informação esta correta.
Claudio Luís Leite Farias
Utilizei doze meses do Fghab, meu contrato foi assinado em 2015, meu salário na época era R$ 4.800,00, eu só tenho direito a 12 meses, o banco não soube informar como é feito o pagamento. Esses doze meses que utilizei como será feito o pagamento?
Leidy Benthien Disse :
Claudio, a lei do FGHAB determina que as prestacoes sejam diluidas nas demais ou acrescentadas ao final do contrato.
Claudio Luís Leite Farias
Gostaria de saber se vocês poderiam me passar informações sobre o Fundo Garantidor Habitacional, se depois que faço o empréstimo tenho que efetuar o pagamento total de todas as parcelas.
Grato.
claudioengproducao@hotmail.com
Leidy Benthien Disse :
Claudio, o seguro incide em cada parcela, se houver a quitacao total nao precisa mais pagar.
Cleusa
Comprei um apartamento da MRV em 2014 com meu namorado,mas desde 2015 não estamos mais juntos ,e desde 2015 pago todas as prestações sozinha , hoje ele é andarilho (mora na rua e no momento se encontra preso no presídio de Tremembé) pedi a gerente para ultiluzar o fghab,mas ela falou-me que tenho que pagar as 3 parcelas em atraso porque também estou desempregada a+ de 4 meses e que também precisa da assinatura do meu ex ,já que ele era o tinha o valor de salário maior na época em que assinamos o contrato.
Mas como vou conseguir essa assinatura se ele está preso e não tenho mais contato com ele ?
Por favor poderia me ajudar pois não quero perder meu AP e também ficar com o meu nome sujo,pois tenho pago só justamente pra que isso não acontecesse.
Leidy Benthien Disse :
Cleusa, seu caso seria de refinanciamento porque o FGHAB tem varias regras.
Genilson
Estou com duas parcelas em atraso pois eu e minha esposa ficamos desempregado eu posso asionar o fghab ou eu peso uma pausa o que será melhor?já paguei 52 parselas
Leidy Benthien Disse :
Genilson, pode pedir sim.
Diogo
Qual a porcentagem que pode ser cobrado o fghab.
Exemplo tenho uma prestação de $905,00
Estão me cobrando 108,00 reais de fghab.
Isso e correto?
Leidy Benthien Disse :
Diogo temos um artigo que fala sobre isso, mas certamente esse calculo seu esta errado. Melhor solicitar a revisão junto a CEF.
M. Leitão
Gostaria de saber se o FGHab pode ser pago de uma só vez?
Leidy Benthien Disse :
M. Leitao, segundo a lei não seria possível o pagamento de uma so vez.
Rodrigo
Dra : Estou com 3 prestações atrasadas do meu financiamento eu posso acionar esse seguro o FGHAB pois estou desempregado no momento .
Leidy Benthien Disse :
Rodrigo, você pode acionar segundo consta da lei.
Ruan
Boa noite !
Tenho um financiamento minha casa, minha vida no Banco do Brasil e estou desempregado 9 meses , gostaria de saber é possível esta usando o
FGHAB ?
Leidy Benthien Disse :
Ruan, seria possível segundo a lei acima mencionada, mas você tem um prazo para requerer.
Julio
Minha casa entrou enchente , entrei em contato com defesa Civil, foi interditada a minha casa total, entrei com pedido do sinistro, foi um avaliador da seguradora deu perda total da casa, isso já passou 3 mês até momento ninguém da seguradora entrou em contato comigo. O que fazer ? Qual responsabilidade da caixa em relação a isso?
Leidy Benthien Disse :
Julio, ao que tudo indica o procedimento esta sendo seguido. Acredito que o melhor é entrar em contato e salvar/anotar o numero dos protocolos para assim poder avaliar acerca da necessidade de alguma medida mais específica.
Jonson
Minha casa financiei ela faz 5 anos. Fiz em 360 meses esta pelo seguro FGHAB e esta tudo rachada as paredes. E caixa e esse seguro ninguem faz nada. Que meio devo tomar ja nao sei onde mais recorer.
Leidy Benthien Disse :
A responsabilidade por danos decorrentes da construção não é coberta por esta lei, mas você pode ingressar com medidas contra a construtora.
LUIS
Deus abençoe me chamo luis. fizemos pmcmv 2009 so com a renda da esposa no FGHAB ela tem 100% eu assinnei como devedor mas nao declarei renda fiquei aposentado por invalidez permanente en 2018 posso usufruir dos benefícios do FGHAB somos casados comunhao universal de bens
Leidy Benthien Disse :
Prezado Luis, alguns questionamentos como o seu necessitam de analise profunda e nos propomos a lhe ajudar. Por favor, agende uma consulta on line com a Dra. Leidy Benthien através de solicitação via formulario do contato.
Lucia
ao iniciar o uso do fundo garantidor, a funcionária da Caixa me informou que eu teria a opção de incorporar essa dívida no saldo de financiamento. Após o período do meu direito ao uso do fundo garantidor falei com a funcionária da caixa e pedi para incorporar a dívida no saldo devedor e voltei a pagar as prestações com ajuda de um parente, pois continuo desempregada e sem condições financeiras. Agora estou recebendo ligações de uma empresa de cobrança requerendo que eu pague o valor total da dívida. O que devo fazer, por favor
Leidy Benthien Disse :
O seu relato é comum a outros clientes da Caixa Economica Federal. Neste caso, peça mais informações para a empresa de cobrança e de preferência por e-mail para você verificar a autenticidade desta cobranca e se ela efetivamente se refere as parcelas incorporadas.
Sheila quadros
Me acidentei e estou no inss tentei acionar o seguro e foi informado que ñ tenho direito devido a uma incorporação de prestações que fiz no ano passado que meu seguro foi cancelado mas o valor do seguro continua sendo descontado todos os meses em minhas prestações
Leidy Benthien Disse :
Sheila, suas informações são um pouco desencontradas, porque o acionamento do seguro por desemprego, por exemplo, não exclui a cobertura por incapacidade laboral. A única coisa é que tal incapacidade tem que ser PERMANENTE ou seja, deve haver incapacidade permanante/aponsentadoria por invalidez por exemplo.
Nayara
Fiquei desemprega em abril devido a pandemia do coronavirus. Estou em dia com meu financiamento e já paguei mais de 60 prestações das 360. O seguro FGHAB é cobrado em todas as prestações. Tenho direito de acionar o seguro? Como que faço?
Leidy Benthien Disse :
Nayara, pela sua narrativa pode acionar sim. Procure uma agência da Caixa Econômica Federal.
Wellington
Boa tarde, eu utilizei 1 ano de fghab, por não estar trabalhando, quando voltei a trabalhar mas como autónomo, entregue em contato a caixa, e eles me disserem que o valor que eu tinha utilizado só poderia pagar tudo de uma vez, o valor está em 12 mil reais e disse que não poderia incorporar nas prestações. O que posso fazer para resolver essa solução?
Leidy Benthien Disse :
Wellington, você precisa fazer a solicitação formal de incorporação das parcelas e ter uma negativa também formal (por escrito) para então poder ter algo em mãos e discutir em juízo.
Sergio
Me aposentei em abril de 2019, tinha umas parcelas em atraso mas quitei para assionar o FGHAB, em julho dei entrada para a quitação do meu imóvel pois no contrato dis que aposentadoria por invalidez permanente tem direito a quitação mas já faz um ano e até não tive nenhuma resposta vou constantemente no banco, mas eles não me dão informações não sei a quem recorrer.
Leidy Benthien Disse :
Sergio, o FGHAB cobre a invalidez permanente, mas temos que analisar com um pouco mais de profundidade. Por favor, nos envie o protocolo de atendimento e demais documentos para serem analisados e eventualmente marcada uma consulta. O email é leidy@lbassessoriajuridica.com.br
Natalia
Olá, meu marido faleceu em novembro de 2019.
Ainda não consegui encontrar um contato da FGHAB. Porque a Caixa me joga pra FGHAB e diz que nada tem a ver com a Caixa.
Já fui na agência Caixa de minha cidade e não resolveram meu problema. O que eu faço? Não tenho condições mais de pagar as parcelas.
Leidy Benthien Disse :
Natalia, quem faz a administração do FGHAB é a CEF. Tente procurar outra agência e/ou ligue para a Ouvidoria da CEF. Se quiser podemos marcar uma consulta com a Dra. Leidy para novos esclarecimentos.
Muller
Bom dia.
Estou desempregado e fui rever meu contrato e pesquisar possibilidades para poder pagar as prestações. Fui demitido em 07/Agosto/2020, só que somente hoje fiquei sabendo desse FGHab depois de tanto pesquisar por vontade própria, pois todas as vezes que fui me informar na Caixa fui mal atendido e sempre saí sem informações concretas.
Ainda posso acionar o FGHab ?
Leidy Benthien Disse :
Sim, o senhor(a) pode acionar o FGHab através de requerimento feito nas agencias da CEF. Leve seus documentos pessoais, cópia do contrato e a lei que mencionamos nesse artigo. Se não atenderem ligue imediatamente para a Ouvidoria da CEF.
Ricardo Silva
Ola, utilizei o fghab por 9 meses e depois de um ano a caixa me mandou um boleto com o valor coberto pelo seguro. Segundo meu contrato, no caso de eu não ter condições de quitar esse valor a vista, a caixa deverá fazer a incorporação do valor do fghab no saldo devedor. Devido a pausa que a caixa deu por conta da pandemia a gerente informou que só poderia solicitar a incorporação após o fim da pausa, porém, durante os meses da pausa esse valor foi acrescido de juros. Pois bem, estive novamente na agência para fazer a incorporação, e a gerente que me atendeu disse que não existe incorporação mesmo isso constando no contrato. Isso está correto?
Leidy Benthien Disse :
Ricardo, a lei é bem clara e o contrato também: o consumidor escolhe a modalidade a vista ou incorporar ao mesmo juros do contrato original.
Marcos
Tenho um financiamento do minha casa minha vida, estou desempregado e solicitei o auxílio do Fg habitacional, porém a caixa me informou que não tenho direito pois rege em uma cláusula contratual somente cobertura por morte invalidez e danos ao imóvel, e isso mesmo?
Leidy Benthien Disse :
Marcos, o FGHAB não tem coberturas “contratuais” ou seja, ou é tudo ou é nada. Sugiro sempre pegar informações por escrito para poder analisar melhor.
Marco Paixao
Bom dia. Fui até a caixa econômica porque estou desempregado e pago minhas parcelas em dia meu ap está financiado pelo minha casa minha vida caixa 2. Tem 2 anos que pago, procurei a caixa para da entrada no FGHAB e eles falaram que isso não existe como faço pro o PROCON?
Leidy Benthien Disse :
Marco, o processo de abertura do pedido do FGHAB deve ser feito numa agência da CEF, se eles não tem conhecimento, tente outra agencia porque o PROCON nao lida com questões relacionadas à CEF. Outra alternativa é utilizar o 0800 da Ouvidoria.
Rodrigo
Boa tarde ,
Estou desempregado de 2019 , solicitei a pausa emergencial que findou no mês passado .
Meu contrato tem o fghab mais no contrato n diz nada sobre desemprego .
Fui até a caixa é eles me disseram que n tinha direito isso procede?
Leidy Benthien Disse :
Rodrigo, a mencionada “pausa” é regulada pelo FGHAB, provavelmente você já usou o benefício.
Maria
Boa tarde ,estou desempregada preciso fazer o pedido FGHAB , faço na caixa ou tem algum site que posso fazer?
Leidy Benthien Disse :
Boa tarde, deve fazer na Caixa Economica Federal, sempre mantendo o número do protocolo.
Douglas diniz
Bom dia estou com essa cituaçao de desemprego e ja liguei em varios 0800 e na agencia pra acionar esse fghb mais ninguem sabe me informar. Onde posso assionar esse fghab?
Leidy Benthien Disse :
Boa tarde, tem que ser na agência da CEF e eles devem dar um número de protocolo.
wagner
olá, utilizei o fghab no banco do brasil por cerca de 18 meses, porem agora que voltei a pagar o financiamento o banco esta me cobrando o valor integral tudo de uma só vez, é uma quantia grande para eu pagar de uma vez e não tenho condição, agora estou negativo sem poder pagar o financiamento pq se eu deposito dinheiro na conta a divida pega na hora meu nome já está no serasa e não sei mais o que fazer…existe a possibilidade de o banco cobrar esse valor diluído nas parcelas do financiamento ?
Leidy Benthien Disse :
É um procedimento ilegal do banco fazer isso, porque a lei que rege o FGHAB diz que o mutuário (quem pegou o dinheiro emprestado) tem o direito de diluir as prestações nas demais parcelas ou pagar ao final do contrato. Entre com pedido administrativo junto ao banco e se não for atendido, caberá ação judicial.
William
Gostaria de saber, foi usado o fghab durante 30 meses porém 6 meses depois o mutuário morreu de covid o seguro cubriu as parcelas posterior a morte porém quer que eu pague avista as 30 parcelas que foi usado seguro como resolvo isso
Leidy Benthien Disse :
Olá William, a lei do FGHAB diz que o mutuário tem direito de parcelar esses atrasados. Precisa pedir administrativamente ao banco e se for negado ingressar com ação judicial.
Juliano Cristiano da Silva
Tenho 3 prestação em atraso e faz 2 anos que minha renda diminui devido desempregado .
Fui no CEF eles falaram que eu não consigo fazer a utilização do fghab
Tenho meu contrato e mandei o mesmo explicar e ler comigo o mesmo não me deu a mínima atenção .
Devo fazer agora
Leidy Benthien Disse :
Infelizmente se já faz dois anos do desemprego não tem como acionar…
Junior
Posso dá entrada nesse benefício em outro estado ou só na minha agência do meu contrato?
Leidy Benthien Disse :
O senhor poderá tirar essa dúvida com a advogada Dra.Cintia Pluceno, WhatsApp 47 99945-5521.
severina
comprei um apartamento em 2013 ele tem muita infiltração e alagamento gostaria de saber se posso acionar o FGHAB para concertar os estragos causados pelas chuvas.
Leidy Benthien Disse :
Defeitos de construção não cabe acionar o FGHAB, somente desastres naturais.
Eva
O que é considerado reducao de renda no fghab??.
Leidy Benthien Disse :
Desemprego.
Rosana Santos
Gostaria de saber se esse Fghab só se aplica aos contratos do minha casa minha vida.
Leidy Benthien Disse :
Todos os contratos que tem subsídio do Governo Federal tem esse fundo.
Huberto Cesar
Bom dia!
Utilizei o FGHAB e estou tentando quitar mas a CEF está cobrando juros que julgo muito alto.
Como faço pros senhores fazerem os cálculos pra mim pra eu negociar junto a Caixa?
Tenho todos os valores mensalmente.
Leidy Benthien Disse :
Olá Humberto, tudo bem? Aqui nesse artigo eu compartilhei informações básicas sobre o FGHAB, mas eu não faço cálculos. Desculpe não poder ajudar nisso!