X

Problemas com Dívidas de Agiotagem

Empresas e pessoas físicas em dificuldade financeira, muitas vezes com dívidas bancárias e o nome sujo, acabam nas mãos de agiotas o que gera problemas com dívidas de agiotagem, as quais crescem de maneira gritante a cada dia, tornando-se muitas vezes impagáveis.

Os empresários acabam tendo medo de enfrentar os agiotas, mas esse receio não tem fundamento porque uma boa assessoria jurídica, prestada por advogado com experiência na área, pode resolver o problema e ainda obter na justiça o ressarcimento ou devolução de valores pagos em excesso.

Além da redução de juros e ressarcimentos dos valores pagos a mais no contrato de empréstimo com o agiota, a assessoria jurídica analisa toda a documentação que envolveu as partes, porque pode ter sido formulada uma hipoteca como garantia dessa dívida. Também é comum o cruzamento de operações com pessoa jurídica do agiota e a pessoa física dele ou de algum parente.

Embora situações de cruzamento de operações exijam prova, o empresário ou devedor pessoa física pode se precaver através de documentos ou de gravações por áudio. As gravações feitas por interlocutor (uma das pessoas que participa da conversa) são válidas para essa finalidade.

Anotações em cadernos ou recibos simples também servem de indícios para que seja caracterizada a agiotagem.

Outra situação que a assessoria jurídica deve verificar é a totalidade das relações havidas entre as partes, porque o empréstimo em si não pode ser “anulado”, ou seja, se o empresário pegou emprestado R$ 200 mil e pagou somente R$ 50 mil, ainda resta um saldo devedor que deve ser pago ao agiota, com juros legais e correção monetária.

Além disso, se houve uso de intimidação na cobrança ou ameaça, o agiota responde criminalmente e ainda pode ser condenado a pagar danos morais ao devedor, o quadro abaixo disponibilizado pelo Senado Federal do Brasil ilustra bem a situação sob o ponto de vista criminal:

As dívidas de agiotagem podem ser discutidas em juízo e você pode ter até direito à redução ou indenização. Entre em contato para mais detalhes através do e-mail ou através do WhatsApp 47 99200 0052.

14 Comentários

  1. Leidy Benthien Disse :
    Publicado em 21 de março de 2021 at 20:20

    As dívidas de agiotagem podem ser discutidas em juízo e você pode ter até direito à redução ou indenização. Entre em contato para mais detalhes através do e-mail LEIDY@LBASSESSORIAJURIDICA.COM.BR ou através do WhatsApp 47 99200 0052.

  2. Valdemar
    Publicado em 15 de agosto de 2021 at 18:28

    Preciso tirar dúvidas pois estou sendo vítima e se vcs tiverem como me atender em SP Capital me contatem
    Telef/zap: 11 945642428
    Fico no aguardo
    Obrigado
    .

    • Leidy Benthien Disse :
      Publicado em 25 de agosto de 2021 at 16:23

      Olá Valdemar, atendemos questões cíveis. O senhor pode nos contatar pelo whatsapp 47 99200 0052.

  3. Celina
    Publicado em 24 de fevereiro de 2023 at 22:11

    Boa noite,estou sendo ameaçada por um agiota preciso de ajuda

    • Leidy Benthien Disse :
      Publicado em 9 de março de 2023 at 21:22

      Muitos casos assim de ameaça, a indicação é fazer um Boletim de Ocorrência. Já no cível, pode ser ingressado com uma ação para evitar cobranças abusivas.

  4. Vivian Rodrigues Da silva
    Publicado em 14 de março de 2023 at 05:41

    Preciso da ajuda estou em desespero peguei 2500 com um agiota ele esta cobrando juros muito nao estou conseguindo pagar quer 10 mil em 10vezes de mil

    • Leidy Benthien Disse :
      Publicado em 27 de março de 2023 at 10:26

      Vivian, a dívida de agiotagem deve ser denunciada em Boletim de Ocorrência ou pode buscar o Juizado Especial Cível para eles chamarem o credor e fazerem um acordo mais justo.

  5. Eun Ryung Choi
    Publicado em 1 de abril de 2023 at 01:08

    boa noite
    acabei pegando emprestimo c varios agiotas e acabei fazendo bola de dividas e os agiotas nao me deixam em paz me ligam e vem no meu comercio cobrar.
    gostaria de resolver isso

    • Leidy Benthien Disse :
      Publicado em 10 de abril de 2023 at 13:38

      Múltiplas dívidas com agiotas não é nada bom, mas para resolver precisaria ver todas as dívidas, se tem cheque em aberto e outras coisas. Podemos analisar seu caso e fazer uma proposta. Entre em contato com o Dr. Fabio através do whatsapp 47 988756904.

  6. Vivian Rodrigues Da silva
    Publicado em 27 de abril de 2023 at 16:21

    Faz 2 anos que pago um valor tento um acordo e nao consigo ja paguei faz tempos o valor qie peguei

  7. Sandra Arouxa
    Publicado em 2 de maio de 2023 at 04:58

    Bom dia
    Tenho uma dívida hoje de 16.000 com um agiota, propus fracionar e não houve acordo, e os juros são cobrados sobre o principal a cada atraso, logo, nunca consigo diminuir, só aumenta. Não consigo procurar a polícia porque sei que vou sofrer retaliação, enfim como essa acessoria poderia me ajudar a resolver isso?

    • Leidy Benthien Disse :
      Publicado em 3 de maio de 2023 at 09:29

      Olá Sandra, tudo bem? Na área cível, o que fazemos é propor um ação de revisão de dívida, perante o Juizado Especial Cível da sua cidade. Entre em contato através do whatsapp para podermos lhe atender da melhor forma possível.

  8. Gislaine
    Publicado em 19 de junho de 2023 at 07:17

    Tinha uma loja e peguei dinheiro com vários agiotas consegui pagar alguns mas tem 2 fica me amassando eu paguei muito juros não estou conseguindo paga ele está me ameaçando não sei o que fazer fechei a loja estou desesperada

    • Leidy Benthien Disse :
      Publicado em 20 de junho de 2023 at 09:11

      A questão de ameaça e agiotagem deve ser denunciada mediante Boletim de Ocorrência, essa é uma orientação que damos a todos os nossos clientes. Quanto à negociação ou renegociação da dívida, é possível fazer uma notificação extrajudicial por exemplo. Caso deseje uma orientação / consulta específica, entre em contato.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *