Redução judicial dos empréstimos consignados a 30% dos Rendimentos
A redução judicial dos empréstimos consignados a 30% dos rendimentos foi reconhecida pelo Superior Tribunal de Justiça de Brasília, última instância que resolve estes tipos de caso, sendo uma vitória para os consumidores super endividados.
Entenda o caso: um aposentado tomou diversos empréstimos ao final concordou com a repactuação de uma dívida de R$ 122 mil, onde a parcela mensal ficou em R$ 1.673,91, muito superior ao valor total de sua aposentadoria. Ele ingressou com processo para solicitar que o desconto do empréstimo ficasse restrito a 30% do valor de sua aposentadoria e ganhou esse direito por decisão judicial.
O banco recorreu da decisão, mas os ministros do Superior Tribunal de Justiça negaram o recurso e agora o aposentado poderá usufruir de 70% de seus rendimentos.
O relator, ministro Paulo de Tarso Sanseverino, disse que a pretensão do banco seria uma violação do princípio da dignidade da pessoa humana. Sanseverino relacionou a situação ao fenômeno do superendividamento, “uma preocupação atual do direito do consumidor em todo o mundo, decorrente da imensa facilidade de acesso ao crédito nos dias de hoje”.
Sanseverino destacou a ausência de legislação no Brasil que tutele o consumidor endividado. Ao citar o Projeto de Lei 3.515/2015, em tramitação na Câmara dos Deputados, que dispõe sobre o superendividamento do consumidor e prevê medidas judiciais para garantir o mínimo existencial, o relator disse que a via judicial tem sido hoje a única saída para muitos consumidores.
Constitui dever do Poder Judiciário o controle desses contratos de empréstimo para evitar que abusos possam ser praticados pelas instituições financeiras interessadas, especialmente nos casos de crédito consignado. Min. Paulo de Tarso Sanseverino
Youtube
Dúvida pessoal?
Vamos conversar!
Artigos recentes
Últimos Comentários
[…] outro artigo, compartilho quais os aspectos emocionais que também merecem destaque numa negociação […]
[…] ou tentar fazer um acordo num litígio, exige que tenhamos em mente não somente aspectos racionais (dos quais falei…
Excelente matéria, eu mesmo passei por uma situação que tomou proporções muito grande, em diferentes áreas (trabalhista, B.O. representação)... no…
Olá, no caso se a senhora já contratou outro advogado e já mandou carta de revogação de mandato, ele não…
Olá Juliana, é possível trocar de advogado em qualquer fase do processo. O que você precisa é consultar o outro…
Deixe seu comentário