A 1ª Câmara de Direito Público do TJ manteve sentença que determinou a uma empresa de transportes de passageiros o pagamento de indenização por danos morais, no valor de R$ 15 mil, a um deficiente físico, que se viu impossibilitado de seguir viagem por não ser possível acomodar a cadeira de rodas em um dos veículos da empresa.
Segundo Borba, as demais normas que dizem respeito, especificamente, à dignidade da pessoa humana e à necessária igualdade de tratamento sem qualquer preconceito em relação às pessoas portadoras de necessidades especiais, devem ser respeitadas por toda a sociedade, ainda que a sua observância não constasse em lei. O fato do bagageiro do ônibus não ter comportado a cadeira de rodas do autor não impediria a ré de solucionar a questão de inúmeras outras maneiras.
A 1ª Câmara Criminal manteve sentença que negou a um pai o fim dos pagamentos mensais de alimentos à filha pequena, de modo que deverá continuar a depositar um salário mínimo todo mês, conforme anteriormente ajustado.
Em recurso ao TJ, o agravante sustentou que sua situação financeira mudou para pior e que há possibilidade de a mãe ajudar na criação da menor. Por fim, caso fossem mantidos os alimentos, requereu sua redução para 20% do mínimo.
A 6.ª Turma do TRF/1.ª Região decidiu que cabe o cancelamento de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o fornecimento de novo número diante de fraude praticada por terceiros com o documento do titular.
Foi julgada como procedente a ação que pedia a condenação da Caixa Econômica Federal, a fim de realizar o depósito referente à correção do FGTS entre o período de 1999 a 2013.
Os trabalhadores (aposentados ou não) que possuem ou possuíram saldo na conta do FGTS entre os anos de 1999 e 2013 têm direito à correção, e para solicitar a revisão, o trabalhador deve mover uma ação de correção do FGTS. É importe que o trabalhador entre em contato com um advogado, pois possivelmente pode encontrar oposições pelo caminho o que dificultaria o acesso a seu direito.
Embora trabalhadores da iniciativa privada sejam mais vulneráveis a esse tipo de abuso, a estabilidade no emprego dos servidores públicos não impede o assédio, seja moral ou sexual.
O Enunciado 531 estabelece que todos aqueles que cometeram um crime no passado, e já pagou por ele, tem o direito de ter seu delito esquecido.
A finalidade do Enunciando 531 é fazer com que após serem cumpridas as penalidades estabelecidas pela lei, o infrator possa voltar à sociedade com sua ficha limpa, e viver uma vida normal sem ser lembrado pelo delito que cometeu no passado.
[…] outro artigo, compartilho quais os aspectos emocionais que também merecem destaque numa negociação […]
[…] ou tentar fazer um acordo num litígio, exige que tenhamos em mente não somente aspectos racionais (dos quais falei…
Excelente matéria, eu mesmo passei por uma situação que tomou proporções muito grande, em diferentes áreas (trabalhista, B.O. representação)... no…
Olá, no caso se a senhora já contratou outro advogado e já mandou carta de revogação de mandato, ele não…
Olá Juliana, é possível trocar de advogado em qualquer fase do processo. O que você precisa é consultar o outro…