A cada dia que passa escutamos mais e mais a respeito dessa palavra, mas o que realmente é o Bullying?
A palavra Bullying é um termo da língua inglesa “bully” e significa “valentão”.
No dicionário bullynig significa: “Todas as formas de agressões verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, exercidas sobre os mais fracos, com o objetivo ameaçar, tiranizar, oprimir, intimidar, humilhar ou maltratar.”
O bullying é um problema mundial, e que com o passar dos anos vem se tornando ainda mais comum entre as pessoas, principalmente entre as crianças. Ele pode ocorrer em qualquer lugar, nas escolas, na faculdade, no local de trabalho e etc.
Ele é caracterizado pela perseguição do agressor que tem por objetivo intimidar e humilhar a vitima que, na maioria das vezes, não entende porque esta sofrendo tal situação.
Entre os meninos o bullying é mais comum na agressão física, como por exemplo: socos, tapas, chutes, as famosas “rodinhas de briga”. E entre as meninas ele aparece na forma verbal, muitas vezes como fofocas, deboche e situações vexatórias.
Cabe às escolas e aos pais prestarem atenção e principalmente saberem diferenciar aquela “brincadeira de criança” do bullying.
Infelizmente, o bullying tem causado grandes transtornos psicológicos as vítimas, que geralmente precisam de tratamento para poder esquecer ou amenizar as consequências causadas pela agressão.
O mais corriqueiro nas escolas é que aqueles que presenciam tal situação se calam diante do ocorrido, pois, pelo medo de ser perseguido e humilhado faz com que eles não tenham coragem de denunciar aos professores, aos pais, ou algum responsável.
Não existe uma lei que regula especificadamente o bullying, porém ele fere princípios constitucionais como “o respeito à dignidade da pessoa humana”. Fere também o nosso Código Civil, que em sua redação determina que todo o ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar.
A prática do bullying também pode ser enquadrada no Código de Defesa do consumidor, uma vez que as escolas prestam serviços aos consumidores e respondem pelos atos que ocorram dentro de seu estabelecimento.
Nos próximos artigos falaremos mais sobre cada uma das espécies de bullying e estamos à disposição para o esclarecimento de eventuais dúvidas.
Deixe seu comentário