Dicas Para Prevenir Problemas Nesse Carnaval
Sinônimo de diversão, festas, plumas e cores, o carnaval também pode trazer problemas e você pode prevenir alguns deles.
Muitas pessoas programam e esperam pelos dias prolongados de fevereiro para aproveitar uma viajem, curtir uma festa em outra cidade, desfilar num bloco, assistir os desfiles de camarote ou desfrutar das desejadas férias.
Com um evento de grande porte como é o carnaval vários serviços são prestados e produtos oferecidos. Não é pelo fato de estarmos falando de descontração que tudo tem que ser festa, pois estas relações são reguladas pelo Direito do Consumidor e dela decorrem direitos e deveres, ou responsabilidades, principalmente dos fornecedores de produtos e serviços – o comércio em geral.
Se você responder positivamente a uma dessas perguntas, pronto! Você estará diante da possibilidade de buscar direitos junto à quem lhe vendeu o produto ou serviço, veja:
- quando da compra de um pacote de viagem vários serviços são oferecidos e na hora de usufruir nem a metade do que deveria ser prestado está disponível?
- quando ocorrer o atraso no voo e, após 4 horas em espera, os passageiros não são acomodados em hotéis e não recebem alimentação e bebidas por conta da empresa aérea?
- quando decorrente do atraso no voo você deixar de usufruir pela casa alugada, assistir o desfile da escola de samba preferida, ou perder o show do artista favorito? E se for impossível comparecer no compromisso ou reunião programados para o retorno dos dias de comemorações?
- quando ocorrer o extravio da bagagem e com ela a fantasia que seria utilizada no desfile?
- quando a empresa de serviços aéreos ou agência de viagens vende mais passagens do que vagas disponíveis para o trajeto, caracterizando o overbooking?
- quando aquela fantasia estragar antes ou durante os desfiles?
- quando no interior do camarote não são oferecidos todos os produtos ou serviços divulgados?
- quando o cantor ou artista não comparece e é substituído? Ou, ainda,
- quando ocorrer dentro da estrutura do evento assaltos ou danos a qualquer bem particular?
Realmente, os momentos que eram para ser de alegria, diversão ou descanso podem acabar em dor de cabeça, mas algumas regras básicas – se observadas – podem facilitar a busca e garantia dos seus direitos:
Procure guardar todos os folders, panfletos, orçamentos, ofertas, e-mails das compras das passagens aéreas, reservas de casas ou pousadas, serviços oferecidos nos camarotes e shows, como também os comprovantes dos pedidos realizados nos eventos;
Exija a nota fiscal dos produtos e serviços adquiridos e, sendo o caso, um termo emitido pelo prestador de serviço com a descrição clara de todos os itens oferecidos;
Antes de embarcar declare os objetos e valores que compõem a sua bagagem;
No caso de atraso de voo, tire fotos dos painéis que indicam os horários, bem como os cancelamentos e, além disso guarde todos os comprovantes com despesas extras que tiver decorrente da espera;
Se tiver problemas com os shows ou desfiles, importante filmar ou ter testemunhas que também estavam no local e presenciaram a situação.
Estas são algumas dicas que garantem um carnaval mais seguro e com as quais é possível comprovar com clareza o que efetivamente foi contrato ou comprado pelo consumidor e, no caso de ser prejudicado, poder ser indenizado pelos danos que teve que suportar.
É no clima de carnaval que a Leidy Benthien Assessoria Jurídica informar aos clientes e amigos que suspenderá as suas atividades no dia 17 de fevereiro de 2015 retomando às 12hrs do dia 18 de fevereiro de 2015.
Que tenhamos um ótimo e seguro recesso de carnaval, e qualquer contato que se faça necessário pode ser realizado por meio do e-mail .
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