Trate a sua equipe como você gostaria que ela tratasse o seu cliente
As expressões mais utilizadas nos últimos meses são: crise, desemprego, demissão, recessão, falta de oportunidade, freio no crescimento econômico, entre outras. Arrisco a afirmar que muitos de nós já não aguenta mais visualizar esses textos nos mais diversos veículos de comunicação.
E não é invenção, estamos mesmo atravessando por um momento difícil, que provavelmente vai se estender por um período de tempo considerável. Mas o que me faz refletir não é exatamente o ponto exposto acima, mas sim como os escritórios de advocacia estão tratando esses profissionais, que são qualificados e buscam recolocação.
É sabido que a excelência nos resultados do seu escritório começa na contratação dos advogados que comporão a equipe, e para isso é necessário contratar o perfil mais adequado para a oportunidade. Na advocacia não se tem muita cultura de traçar previamente o perfil do profissional que deverá ocupar uma vaga. Mas a contratação é importante demais para não ter um procedimento especifico, em virtude de muita demanda de profissionais, por exemplo.
Por esta razão é extremamente importante que os escritórios tenham no processo de recrutamento e seleção uma ferramenta de suporte para formação das equipes, este documento deve contemplar o passo a passo do processo, assim como a descrição de cada cargo, juntamente com as competências necessárias para o desenvolvimento de cada função. Só assim será possível buscar um perfil que esteja de acordo com os pilares estratégicos do escritório, que estão pautados na missão, visão e valores de cada um.
Este é um momento de extrema importância para os escritórios, pois é a porta de entrada da equipe, se bem conduzido traz grandes benefícios para o escritório e seus integrantes, mas se não for bem conduzido pode trazer frustração e muito desgaste.
O texto de hoje é uma provocação para as bancas que não tratam o processo seletivo com o cuidado que o mesmo requer, que entendem que em momento de crise, em que a oferta de profissionais aumenta, facilitando a contratação, permitindo a escolha, muitas não remunerando da forma correta, e não investindo na equipe os recursos necessários para o desenvolvimento destas.
É importante registrar que tudo passa, inclusive a crise, que políticas não consolidadas não se mantém, que a economia de hoje pode ser a derrocada de amanhã. Por isso continue fazendo bem feito, trate o processo de recrutamento e seleção com o cuidado que o mesmo requer, só assim será possível consolidar sua credibilidade no mercado.
Sinéia Rosa
Consultora de Gestão Estratégica na Advocacia
Celular: (48) 984732626
Abordagem dos Artigos: Gestão Estratégica na Advocacia
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/sineiarosa
G+: https://plus.google.com/u/1/+SinéiaRosa
Youtube
Dúvida pessoal?
Vamos conversar!
Artigos recentes
Últimos Comentários
[…] outro artigo, compartilho quais os aspectos emocionais que também merecem destaque numa negociação […]
[…] ou tentar fazer um acordo num litígio, exige que tenhamos em mente não somente aspectos racionais (dos quais falei…
Excelente matéria, eu mesmo passei por uma situação que tomou proporções muito grande, em diferentes áreas (trabalhista, B.O. representação)... no…
Olá, no caso se a senhora já contratou outro advogado e já mandou carta de revogação de mandato, ele não…
Olá Juliana, é possível trocar de advogado em qualquer fase do processo. O que você precisa é consultar o outro…
Deixe seu comentário